terça-feira, 31 de maio de 2011

Café com doce de leite argentino


Romoaldo de Souza

Quem gosta de arrumar confusão com argentinos é o Galvão Bueno. Eu quero é paz e harmonia. Hoje, estamos propondo a mistura do café bourbon vermelho do Brasil, vindo diretamente da fazenda Baú, no Sul de Minas Gerais, com o doce de leite argentino.

Experimente essa delícia!



Um abraço! Bom café!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Café para combater câncer de mama


Romoaldo de Souza


Eu já li pesquisa apontando os diferentes resultados positivos que o café traz para a saúde das pessoas.


Agora, tem esse estudo do Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, publicado na Breast Cancer Research, feito em 6 mil mulheres que já entraram na menopausa. Aquelas que bebiam cinco ou mais xícaras de café por dia, reduziam o risco de câncer de mama em 57%, numa comparação com as mulheres que tomavam menos de uma xícara de café cheia, diariamente.


Nosso podtcast, hoje, na CBN Recife, tratou desse estudo do Instituto Karolinska. Escute!




Um abraço! Saúde e bom café!


sábado, 28 de maio de 2011

Amar é Punk. Paixão é para os fracos ...


Ricardo Icassatti Hermano

Ontem, estava esperando a hora de ir embora do trabalho quando vi no Twitter a mensagem da moça inteligente e bonita, loira brava como ela mesma se descreve, Camila Moraes ou @camilamoraes, uma pessoa que vale a pena ser seguida. Na mensagem ela perguntava, ou provocava: "Prefere Amor ou Paixão?", e dava um link para um vídeo.

Como o amor é um tema que sempre me interessou e continua me interessando cada dia mais, fui lá dar uma olhada. O vídeo é o que estão chamando de "crônica digital", em que o(a) autor(a) lê seu próprio texto e divulga através de um blog ou pelo YouTube. Uma boa ideia quando se tem o talento para escrever e o que dizer.

Essa crônica digital foi feita por uma moça lá de Belo Horizonte, chamada Fernanda Mello (@fernandacmello), que tem muito talento, inteligência e mais ainda o que dizer. O título do vídeo é "Amar é Punk" e mais do que falar sobre as diferenças entre amor e paixão, Fernanda descreve seu próprio amadurecimento nessa área e suas descobertas. O testemunho dela é maravilhoso, arrepiante, esclarecedor, clareador, iluminador, despertador, imprescindível.

Todos temos nossas próprias ideias sobre amor e paixão. Mas, Fernanda conseguiu sintetizar as diferenças entre um e outro de forma magistral, simples, linda, suave e emocionante. Para isso, precisou expor sua alma, sua felicidade, seus erros e acertos, suas observações. É preciso muita coragem, mas sendo escritora, coragem é o que não lhe falta. Até porque amar - e escrever - exige coragem. Paixão, não. E ela ama!

Sou eternamente grato à Camila Moraes pelo sinal : ) Quando viajei pelo Caminho de Santiago de Compostela, aprendi que às vezes somos convocados - sem sabermos - a fazer o papel de anjo da guarda para alguém. Enquanto caminhava os 850 quilômetros do Caminho, várias pessoas desconhecidas fizeram esse papel e me ajudaram quando enfrentei dificuldades. Da mesma forma, eu também fiz esse papel para outras. Ontem, Camila foi o meu anjo.

Na reunião de pauta do Café & Conversa da última sexta-feira, Romoaldo e eu conversávamos sobre o nosso atual momento de vida. Ele concluiu que estamos "telúricos". Mais tarde, naquele mesmo dia, assisti o vídeo. Acho que o Romoaldo tem razão.

As crônicas digitais da escritora, compositora e publicitária Fernanda Mello podem ser encontradas em seu blog Coração na Boca e no YouTube. Assistam com muita atenção o vídeo "Amar é Punk". Vocês não vão se arrepender.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Novidades Saborosas na Grenat Cafés Especiais


Ricardo Icassatti Hermano

Temos novidades no cardápio da Grenat Cafés Especiais. Agora tem um cardápio específico para almoço, chamado Almoço Executivo, com dois pratos quentes deliciosos:

- Filé Mignon ao Molho Demi Glace acompanhado de arroz e purê de batatas

- Penne ao Molho de Cogumelos Frescos

Ainda fazem parte do cardápio de Almoço Executivo:

- Scone (pão caseiro escocês com passas) perfeito para acompanhar cafés e chás

- Gelato Brasile, que consiste numa sobremesa de banana com sorvete Saborella de castanha do Brasil e calda de café

Você acha que acabou? Ainda não! Tem mais! Para completar o cardápio, alguns aperitivos especiais para alegrar o seu almoço:

- Florida

- Bourbon Amarelo

- Mojito

- Sour Jack

Experimentamos o Penne ao Molho de Cogumelos Frescos e lambemos o prato : ) Além disso, fechamos o almoço com maravilhosos espressos. Experimente e depois nos conte.

Vocês não imaginam como isso é bom

Festas juninas, oba! Quentão de café!


Romoaldo de Souza


Está preparando as festas de Santo Antonio, São João e São Pedro? Bem, além da fogueira, cuidado com as queimadas, hein! O cardápio regado a comidas à base de milho e a trilha sonora, que não pode faltar o bom, o excelente, melhor dizendo, o excelente, Luiz Gonzaga? Ótimo!


Agora, nós vamos dar uma mãozinha na preparação do quentão. Isso mesmo, quentão de café.


Escute, e saiba como preparar!!!




Um abraço! Bom café!


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Movimento de Valorização do Pingado


Romoaldo de Souza


Café bom sempre é muito bom. Há aqueles que preferem com açúcar, adoçante, com cravo, canela, aromatizado, descafeinado etc. Agora, mesmo, tomei conhecimento no site do pessoal do CaféPoint dessa idéia de criar o Movimento de Valorização do Pingado. Agora, o movimento tomou corpo e os amantes do café tomam pingado até no copo. Tranquilo. Desde que seja um bom café, que mal há?


Escute como ficou!





Um abraço! Bom café (pingado)!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mousse de chocolate com café


Romoaldo de Souza

Bom, com esse tempinho apropriado para uma mousse de chocolate com café, recorri a essa receita descoberta numa visita ao Pão de Açúcar. Recordo que, à época, a gente testou essa iguaria aqui na redação e não houve tempo suficiente nem para comentários. Antes mesmo de esfriar, a mousse já tinha sido degustada. Devorada, literalmente!

Escute como ficou o podcast que a gente veicula sempre de segunda a sexta-feira, na Rádio CBN Recife.


Um abraço! Bom café! Agora com vocês...

... Ricardo Icassatti Hermano

Passeamos por vários assuntos e sempre retornamos ao motivo da existência desse singelo blog: Sua Majestade o Café.

Hoje temos uma receita bacana que veio na Revista Mais, número 2, edição de abril de 2010. Essa revista é uma cortesia do grupo Pão de Açúcar aos seus "Clientes Mais". Por sorte, sou um deles.

A edição da revista é terceirizada para a Editora Trip, que é uma craque no assunto. Vejam as revistas Trip e TPM. Assim, para alegria e prazer dos Clientes Mais, temos uma revista bonita, bem editada, informativa e com receitas saborosas. Quem sabe, sabe.

A receita é facílima e uma boa pedida para dar aquele gás na sua(seu) gata(o) após um almoço ou jantar. Afinal, a sobremesa leva café e você está querendo, digamos, estender a noite ... Tanto trabalho merece uma recompensa né? Vamos à ela então.


Mousse de Chocolate com Café
4 porções


Ingredientes

- 3/4 de xícara de chocolate meio amargo picado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de chá de café instantâneo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de leite frio
- 1 xícara de creme de leite fresco


Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas junto com a manteiga. Mexa e reserve.

Misture o café instantâneo com o açúcar e o leite. Mexa bem até dissolver completamente. Coe e junte ao chocolate derretido.

Bata o creme de leite até o ponto de chantilly. Incorpore o chocolate ao chantilly, mexendo apenas o suficiente para misturar.

Leve à geladeira até o momento de servir. Se você tiver o talento necessário, dê uma de chef francês e faça uma decoracão transada em cima da mousse.

Fala sério. Quem é capaz de resistir?

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia Nacional do Café


Romoaldo de Souza


São tantas as pessoas que não dá para nomeá-las aqui. Sintam-se abraçadas. Mas em especial, gostaria de deixar um forte abraço para o Barista Francisco de Assis. Ele é O cara! Muito me ensinou sobre café. Pena que se foi tão cedo.


Feliz Dia Nacional do Café!!!


Escute o podcast e descubra o porquê a data.



Um abraço! Bom café!


A Vida de Pirata ... em 3D


Ricardo Icassatti Hermano

Estreou em 3D o filme Piratas do Caribe, Navegando em Águas Misteriosas. É o quarto da série e já está fazendo um barulho estrondoso nas caixas registradoras da Disney. Mas, parece que os americanos não estão muito empolgados.

Cartaz do filme

Enquanto a arrecadação mundial dos três últimos filmes da série já ultrapassou os US$ 250 milhões, a estreia do quarto nos EUA rendeu apenas US$ 90 milhões. Uma cifra abaixo de esperado, mas acima de todas as outras estreias. E só está começando.

O domingo amanheceu frio e frio ficou. Juntei Rato, Mamito e a nora Aline para almoçarmos e assistirmos o novo filme em 3D. Xanxão e Tainá já tinham compromisso. Não nos arrependemos. Jack Sparrow e Barbossa voltaram em grande estilo e, dessa vez, os produtores trocaram o diretor e resolveram caprichar no roteiro. O resultado é fantástico.

Pra mim, o ponto alto do filme são as sereias ...

Os efeitos especiais continuam soberbos. As sereias são um delírio fabuloso, especialmente em 3D. O enredo ficou mais consistente e localizado no tempo. Os piratas mais legais da história do cinema procuram pela Fonte da Juventude.

Falando em juventude, Keith Richards volta a interpretar o pai de Sparrow

Aquela que levou o conquistador espanhol Juan Ponce de León à Flórida, onde não encontrou a tal fonte, mas sim a fonte dos shoppings. Além disso, o roteiro recebeu toques geniais com a doutrina cristã espanhola enfrentando o mundo mágico do imaginário inglês.

Johnny Depp deu uma repaginada na interpretação do Jack Sparrow. Ficou melhor, mais Indiana Jones. Deve ter sido a mão do novo diretor Rob Marshall ou exigência da Disney, que vive dos parques temáticos. Antes estava muito afetado.

Jack agora tem cenas de fugas mirabolantes

A novidade é a saída do casal de chatos, Orlando Bloom e Keira Knightley, e a entrada da sem graça Penélope Cruz fazendo Angelica, um antigo caso de Sparrow. Parece que ela não consegue se livrar do papel-estereótipo da latina destemperada e boquirrota.

Perdoem-me os fãs da moça, mas ainda não vi
beleza e/ou talento para tanto bafafá

Mas, a cena final quando Sparrow se despede de Angelica, já vale o preço do ingresso. Também temos o personagem mau da história, o temido pirata Barba Negra, interpretado pelo ator inglês, que faz um vilão como ninguém, Ian McShane.

Ian McShane faz um Barba Negra impecável

Preste atenção na cena final,quando Jack Sparrow explica o que é a vida de pirata. É a vida que eu quero pra mim!!! O filme é imperdível e a diversão é garantida. Veja o trailer.



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Frango ao molho de café


Romoaldo de Souza


Recentemente, uma leitora reclamou que no Dia das Mães a gente recomendou, aqui, uma receita de carne vermelha. Ontem, chegou um e-mail de Marven Braga falando de uma certa divergência gastronômica com o namorado, “logo agora, que estamos nos preparando para a troca de presente em 12 de junho”, advertiu!


Foi aí que a gente resolveu contar a história de amor da nossa leitora e apontar uma alternativa. O namorado de Marven Braga só pensa em frango ao molho pardo e ela quer algo mais criativo. Trouxemos, então, essa receita de frango ao molho de café.


Essa é a Sophia, no ponto de ir para a panela ... corre Sophia, corre!!!

Um detalhe importante: caso você tenha restrição à bebida alcóolica, o vinho é opcional.


Escute!





Um abraço! Bom café!



Frango ao Molho de Café

Ingredientes

- 1 frango médio

- 1 cebola grande, picada
- 2 dentes de alho, também picados
- 1 folha de louro
- ½ xícara de vinho tinto (opcional)
- ½ xícara de café coado
- 5 colheres de sopa de vinagre
- 1 lata de creme de leite
- Azeite
- Sal e pimenta do reino


Preparo


Corte o frango em pedaços médios e tempere com sal e pimenta do reino.

Leve ao fogo médio alto uma panela com azeite. Refogue a cebola, o alho e a folha de louro. Quando a cebola estiver transparente, junte os pedaços de franco.

Frite até que mudem de cor. Adicione o vinagre e o café e, caso prefira, o vinho tinto.

Quando começar a levantar a fervura, reduza o fogo para médio baixo e acrescente o creme de leite. Mexa bem e deixe apurar por uns 10 minutos. Sirva em seguida. Bom apetite!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tapioca de Café


Romoaldo de Souza

Pensando em recomendar uma iguaria que levasse café e ainda fosse consistente e simples de fazer, como é a tapioca, pensei no chef
Rodrigo Oliveira que comanda o cardápio do Mocotó, um dos restaurantes mais pernambucanos em São Paulo. Para dar o devido crédito, essa receita estava publicada no blog Cheirinho de Café.

Escute o podcast e dê sua opinião ao Café & Conversa. Gostou?



Um abraço! Bom café!

Agora, vamos à receita.


Ingredientes para a Massa:

- 1kg de povilho doce
- 500ml de café coado (frio)
- Uma pitada de sal


Ingredientes para o Recheio:

- 1kg de doce de leite
- 500g de chocolate meio amargo (ralado)


Preparo

Acrescente o sal ao café e junte aos poucos o povilho. Vá misturando até virar uma farofa bem granulada. Peneirar essa massa e espalhar uma porção individual sobre uma tapioqueira ou frigideira que seja anti-aderente de fundo grosso, em fogo baixo, e esperar que fique firme. Então, vire a massa. Sobre ela espalhe um pouco de doce de leite e chocolate e espere o recheio esquentar para fechar a tapioca.

Uma dica: se a massa ficar muito borrachuda é porque está muito úmida. Junte mais polvilho. Se ficar quebradiça, junte mais líquido.

Bom apetite!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Carne de sol com café


Romoaldo de Souza

Só pode ser para me provocar. O leitor Cristiano Halley, de Camaragibe (PE), me deixou com água na boca, quando mandou mensagem dizendo que está saindo com uns amigos e que vão comer mandioca, também chamada de macaxeira ou aipim; feijão verde, com coentro; e carne de sol com manteiga de garrafa.

Aí, ele pergunta como tomar o café sem que os sabores fortes do coentro e a manteiga interfiram no paladar. Nesse caso, Cristiano, água com gás.


Um abraço! Bom café!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Café na merenda escolar


Romoaldo de Souza


Nós, aqui do Café & Conversa, resolvemos encampar uma idéia brilhante da Associação Brasileira da Indústria de Café, lançada em 2007, para que seja acrescentado à merenda escolar o nosso saboroso café brasileiro.


A iniciativa, que já vem sendo discutida no Senado Federal e em algumas Assembléias Legislativas, visa a "melhorar o valor nutricional da merenda e o aprendizado", além de mostrar aos alunos a "importância do café na história do Brasil".



Queremos agredecer a sugestão do pessoal do Mexido de Ideias e cumprimentar a Associação Brasileira da Indústria de Café.


Um abraço! Bom café!


terça-feira, 17 de maio de 2011

Caviar de café!


Romoaldo de Souza

Olha, na semana passada, eu fui com o Ricardo Icassatti, numa cafeteria charmosíssima, aqui de Brasília. Lá na Grenat Cafés, nos foi servido um Caviar de Café. Eu achei uma delícia e resolvi trazer essa receita para os leitores do blog Café & Conversa e aos ouvintes da CBN Recife.


Um abraço! Bom café!

Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 lata de leite
- 2 colheres (sobremesa) de maisena
- 1 colher (sobremesa) essência de baunilha
- 1 lata de creme de leite sem soro.

Caviar
- 200g de sagu
- 4 colheres (chá) açúcar
- 180ml de café
- 1 litro de água.

Modo de preparar
Leve ao fogo o leite condensado, o leite, a maisena e a essência até engrossar.
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Ponha de lado.

Para o caviar, leve ao fogo o café e a água. Assim que esquentar, acrescente o sagu, e cozinhe por aproximadamente 6 minutos. Despeje o sagu numa peneira e passe pela água da torneira para retirar o excesso e esfriar.

Faça uma cama com o creme e coloque o caviar por cima.