segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A Vida Secreta de Walter Mitty, preste atenção ao sinais, pare de sonhar e viva

Ricardo Icassatti Hermano

Quer fechar seu ano com chave de ouro? Busque a companhia de quem você ama e vá assistir ao filme A Vida Secreta de Walter Mitty. Eu fiz isso acompanhado pelos meus filhos e filha-nora, após um belo almoço e a nossa tradicional troca de presentes de Natal. A história tem como base a busca de Walter Mitty por si mesmo, só que ele ainda não sabe disso. O roteiro foi baseado em um conto de James Thurber, publicado na revista The New Yorker, em 1939, e segue a mesma temática do livro "O Alquimista", do escritor Paulo Coelho. Aliás, dentre todos os seus livros, é o que mais vende até hoje. Também não deixa de ser uma refilmagem, pois a primeira versão é de 1947. O filme é simples em sua produção, mas repleto de mensagens que banham e revigoram nossas almas como um riacho de águas frias e translúcidas.

Cartaz do filme

Para mim, a aventura é tudo nessa vida. Está no meu DNA e tudo indica que meus filhos herdaram esse gene. O filme flutua nessa área. Walter Mitty é o gerente da seção que processa, revela e arquiva os negativos da revista norte americana LIFE, que tem como lema: "Ver coisas a milhares de milhas de distância, coisas escondidas atrás de muros e dentro de quartos, coisas perigosas por vir" ... Em inglês: "To see things thousands of miles away, things hidden behind walls and within rooms, things dangerous to come to". Essa frase foi tirada de um texto escrito pelo fundador e editor da LIFE, Henry Luce, em 1936, e que delineava a missão da revista.

Quer me ver feliz? Espere até eu calçar minhas botas e pegar a mochila

Walter é um sonhador deprimido porque, com a morte do pai, foi obrigado a trabalhar e abandonar parte da sua juventude. Tem algo de errado com o trabalho dele na LIFE? Claro que não. Mas, era o que ele realmente queria fazer na vida? Eis  a questão. Mesmo assim era tão bom naquele trabalho que o maior fotógrafo da revista envia a ele um presente de agradecimento por todos os anos de cuidados com suas fotografias. Ele envia um rolo de negativos com uma sugestão para a capa da última edição impressa da revista. Segundo ele, a foto é a "quintessência da vida" e está no negativo nº 25. Junto vai uma carteira com aquela frase inscrita em seu interior e um bilhete enigmático. Só que, ao analisar os negativos, Walter descobre que o tal 25 não está lá.

Carteira, um bilhete meio enigmático e ... cadê o negativo nº 25?

Aí começa a história, que envolve uma mulher e uma busca por lugares distantes para encontrar o fotógrafo e resgatar o negativo nº 25. É quando Walter faz a transição de sonhador para ser vivente. Mais não conto. Não deixa de ser uma lição para todos nós. Não vivam suas vidas na frente de uma TV, assistindo lixo e jogando video-game. Levante a bunda da poltrona e viva, nem que seja um pouco. Conheça outros lugares, outras pessoas, outros modos, outras possibilidades. Corra riscos, passe por roubadas, faça bobagens, cometa erros, aprenda o máximo que puder, especialmente a reconhecer os sinais. Divirta-se, ame, viva. Porque um dia a sua existência neste planeta vai acabar e não tem nada pior que deixar essa vida com arrependimentos.

Às vezes precisamos ir longe para descobrir que o que procuramos está dentro de nós

Por uma feliz coincidência (será que isso existe mesmo?), assistimos ao filme logo após eu ter presentado meu caçula com uma bota Salomon. Ele vai fazer comigo sua primeira viagem de aventura. Vamos caminhar de Cuzco até Machu Pichu. Escolha dele : ) A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme muito bom para todos aqueles que gostam da vida e sempre querem mais. Todos aqui na redação do blog comungam desse espírito. O Café & Conversa assistiu e recomenda com a cotação cinco canecas. Veja o trailer:


2 comentários:

Gean Ezarani disse...

Bela análise do filme! Traduziu todo sentimento q tive ao sair do cinema! Good job! ;)

Anônimo disse...

Otimo filme... mas o lema citaod do filme esta errado