quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cafeína, luz azul e os fabricantes de suecas

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

A Suécia deve ser um país interessantíssimo. Não só porque lá está cheio de suecas, mas também tem uns pesquisadores que descobrem coisas engraçadas. Por exemplo, você sabia que a luz azul pode produzir um maior estado de alerta, melhorar o foco e entregar mais energia que a cafeína? Os pesquisadores suecos sabem. 

Os fabricantes de deusas loiras com olhos azuis testaram um grupo de 21 voluntários em quatro situações diferentes: expostos à luz branca e tomando 240 mg de cafeína, expostos à luz azul clara e consumindo 240 mg de cafeína, expostos à luz branca com placebo, e expostos à luz azul com placebo.

Imagine um país inteiro cheio de suecas

O resultado da pesquisa mostrou que tanto os integrantes do grupo que só consumiu cafeína (sob uma luz branca) e os do grupo que ficou exposto somente à luz azul (sem cafeína) tiveram mais precisão em um teste de reação visual com tomada de decisão. Esses dois grupos também realizaram a tarefa mais rápido do que os outros. A função geral psicomotora também foi melhor que a dos outros grupos.

Mas, o grupo exposto somente à luz azul se saiu ainda melhor do que o grupo da cafeína em relação a se manter focado e à precisão quando confrontados com diferentes distrações. Eles também alcançaram melhor reação visual. Só faltou aos pesquisadores suecos perguntar quem prefere ficar sob uma luz azul ou saborear uma quente, perfumada, fumegante e deliciosa xícara de café.

Nenhum comentário: