segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Suspiro com café

Romoaldo de Souza

Estava fazendo uma busca na internet quando me deparei com esse poema de Liliana Jardim: 


"Quando o Suspiro me Fala" 

Quando o suspiro me fala
no silêncio da tua voz
a razão cobre-se de mudez
e o meu olhar reconstrói
as formas 
da minha insensatez 

No murmúrio dos ventos
e no carpir das chuvas,
o suspiro esvai-se
nas águas mansas do rio
na suavidade das brumas

E estes lábios ressequidos,
aqueles que nunca beijaste
crispam-se dolorosos
amarfanhando o grito 
da minha pequenez

Quando o suspiro me fala
veste a minha alma 
de total nudez

De cara, me vieram duas lembranças, Luis Buñuel e um suspiro, propriamente dito, feito de café. Sobre o cineasta e escritor espanhol (22-02-1900 - 29-07-1983) a memória me levou a El Ultimo Suspiro, livro que coroa bem anos de trabalho e amizade com Jean-Claude Carrière. Quem não se lembra de Belle de Jour e O Discreto Charme da Burguesia, obras que escreveram juntos. Mas voltando ao Último Suspiro, o livro, Buñuel e Carrière dão uma visão própria, intimista, do grande cineasta espanhol.

Aproveite as férias e dê uma vasculhada nas páginas
desse belíssimo trabalho. Suspire depois

Bom, a para terminar, o suspiro com café. Eu peguei uma receita publicada no site Almanaque Culinário, espero que gostem! Escutem o podcast e dêem seus próprios suspiros!



Agora, se você, realmente, quer inspiração para preparar essa receita de suspiro com café, ler Buñel, e vasculhar o blog do Café & Conversa, eu recomendo um bom café

Um abraço, bom café!

Ingredientes:

- 4 claras;
- 10 colheres de açúcar;
- 5 colheres de café.

Modo de preparar

Bata as claras com o açúcar e o café em banho-maria até obter um suspiro firme.
Retire do banho-maria e bata até que esfrie.
Coloque num saco de confeitar e faça suspiros sobre papel de lanche numa assadeira.
Leve em forno baixo pré-aquecido por uns 20 minutos.
Deixe secar com a porta do forno entreaberta por 15 minutos.

Nenhum comentário: