sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Torta Mousse de Limão Siciliano da Lena Gasparetto


Ricardo Icassatti Hermano

Além de patissière genial, Lena Gasparetto é uma moça muito má. Por que? Ora, porque fica inventando e criando guloseimas fantásticas que fazem nosso olhos rodopiarem, nossos estômagos roncarem feito ursos desesperados e nossos pneus aumentarem ... Imagine só que o que ela chama de "mini-torta", serve de 4 a 6 pessoas. Cada criação da Lena tem o efeito de uma paulada certeira no cocoruto.

E aqui vai outra paulada no cocoruto dos leitores do Café & Conversa. A receita da Torta Mousse de Limão Siciliano. Sou descendente de italianos e adoro o limão siciliano. Tenho livros de receitas dedicadas apenas a este ingrediente. Também sou fã da acidez que enche a boca de água, uma das características mais importantes de um bom café.

Só pode haver uma relação sado-masoquista entre quem faz e quem come essa torta

Como gosto de cafés untuosos, nada melhor para acompanhar uma xícara gigante e fumegante do que essa torta maravilhosa da Lena Gasparetto originalmente publicada no SiteGourmet, onde ela mantinha uma coluna dedicada à arte da confeitaria. Hoje, ela tem seu próprio blog, o Helena Gasparetto. Segue a receita, mas fiquem atentos. A confeitaria é uma ciência. Portanto as medidas devem ser exatas. Não há espaço para medidas no "olhômetro".

Mais uma coisa, pelo amor de Deus faça a torta acompanhada de uma French Press cheia de café e nos chame!!!!


Torta Mousse de Limão Siciliano da Lena Gasparetto

Ingredientes

Para a base
- 1 pacote de biscoitos de leite
- ½ xícara de margarina derretida

Para a ganache de limão
- 400 grs de chocolate branco cortado em pedacinhos
- 1/3 de xíc. de suco de limão siciliano
- raspas de 1 limão siciliano
- ½ lata de creme de leite SEM O SORO

Para a mousse de limão
- 2/3 de xícara de suco de limões sicilianos
- 2 ovos separados
- raspas de 2 limões sicilianos
- 500 ml de creme de leite fresco
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres cheias de açúcar de confeiteiro
- 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
- ½ xic. de água para hidratar a gelatina


Preparo

Base:
Pré-aqueça o forno a 180 º.
Moa no processador os biscoitos. Adicione a margarina derretida e bata até misturar e formar uma farofa úmida.
Numa assadeira redonda, de 23 cm, de aro removível, ou fundo falso, apertar a mistura de biscoitos com uma colher de sopa até cobrir todo o fundo. Coloque no forno por 12 minutos. Retire e reserve, deixando esfriar.

Ganache:
Em tigela de vidro, derreta o chocolate branco no micro por 6 minutos, potência MÉDIA Retire e mexa com espátula de borracha até ficar todo derretido e lisinho. Acrescente em seguida o suco de limão e o creme de leite SEM O SÔRO. Misture vigorosamente com o fouet.
Espere esfriar por completo. Então coloque por cima da base de biscoitos fria.

Mousse:
Na batedeira, bata as claras em neve e reserve em outra tigela. Na batedeira, bata o creme de leite em ponto de chantilly. Reserve em outra tigela, raspando bem a tigela da batedeira com espátula de borracha. Nesta, coloque as duas gemas e o açúcar de confeiteiro e bata até esbranquiçar.
Em tigela de vidro pequena, misture a gelatina em pó com a ÁGUA FRIA. Mexa com um garfo até dissolver sem grumos, e leve ao micro por 30 segundos potência ALTA. Retire do micro e mexa com um garfo. Reserve.
Adicione à mistura das gemas o chantilly, o leite condensado, e o suco de limão. Bata na velocidade mínima. Raspe as laterais da tigela. Acrescente a gelatina já morna, bata em velocidade MÉDIA. Por último, acrescente as claras em neve, à mão, com espátula de borracha. Despeje na forma da torta, por cima da ganache.
Leve à geladeira para gelar por no mínimo 6 horas, ou por 2 horas no freezer.

Para desenformar: Molhe um pano de prato em água quente, torça e coloque-o em volta da forma, por um minuto. Isso ajudará a mousse a desgrudar das laterais, que permitirá abrir o aro, ou empurrar o fundo, dependendo da fôrma.
Se quiser retirá-la por completo da base de metal, enfiar por baixo da base de biscoito, uma espátula grande, e já com o prato de servir posicionado perto. Se desejar, decorar com chantilly e gomos de limão em calda, ou raspas de limão.

Dicas da Lena

Pode-se fazer mini-tortas, desde que as bordas sejam altas (7 cm). Seguir o mesmo processo. As mini-tortas não são individuais; cada uma serve de 4 a 6 pessoas, dependendo do tamanho.

Para acelerar o processo de resfriamento em sobremesas com várias etapas, como esta, pode-se colocar, por exemplo, a forma com a base de biscoito assada, no freezer, por uns 15 minutos. O mesmo com a tigela da ganache. Coloca-se por uns 5 minutos no freezer, e mexe-se com uma colher, para resfriamento rápido.

Essa torta pode ser congelada pronta, já desenformada, ou não, por até 2 meses.

É uma boa dica para almoços ou jantares que requerem uma sobremesa mais elaborada, sem recorrer à última hora.

Essa base de biscoito mantém-se bem crocante por 24 horas na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário