Depois de 4.486km, terminou na tarde desta sexta-feira (20) a 18ª edição do RallyInternacional dos Sertões. O lugar não poderia ser outro. O encerramento da maratona que cruzou Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, foi abençoado pelas águas do Oceano Atlântico, no Beach Park, em Fortaleza.
Na categoria caminhões, o piloto gaúcho Marcos Cassol garantiu o primeiro título no Rally dos Sertões. Os copilotos de Cassol foram Rodrigo MelloeDavi Fonseca. O trio bateuEdu Piano vitorioso dos anos anteriores.
"Para quem conheceu o carro a menos de um ano, até que fomos bem, não?" brincou, por telefone o gaúcho Cassol, natural de Três Passos. "Agora estou a dois passos do Paraíso", concluiu o campeão.
O segundo maior evento de off-road do mundo foi vencido na categoria motos, pelo espanhol Marc Coma, pilotando uma Super KTM 690 cc. “Estou muito feliz, porque esse era o único título que me faltava na carreira”, disse emocionado o bicampeão do RallyDakar (em 2006 e 2009).
"Essa 'arena' que são os sertões brasileiros me inspiraram muito.
Fico com inveja de vocês, dessas paisagens.
Bom, sobre a vitória? Ano que vem tem mais... Hasta la vista"!
O polonês, RafalSonik, na categoria quadriciclos, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e crava seu nome na competição que só perde para o Dakar-Argentina-Chile. Sonik é o primeiro estrangeiro a ganhar o Sertões.
"Tão duro como vencer essa competição é chegar em casa
e pronunciar a palavra sertois (SIC)...
Até o próximo ano me acerto com essa língua
porque com as estradas me acertei bem"
Na categoria carros, os paulistasGuilherme Spinelli, piloto, ao lado do navegador YousseffHaddad conseguiram uma vitória espetacular, "domando" a Mitsubishi, Triton, SR, o primeiro veículo a vencer o Rally dos Sertões, usando etanol. “É uma emoção ainda maior do que eu poderia esperar”, disse o campeão de 2010.
"Um rally como o Sertões, você não vence no primeiro dia de competição",
recomendou Spinelli, aos afoitos que querem vencer
a competição na primeira prova.
Das equipes de Brasília, a dupla Elson Cascão II (o Imperador) eElson Menezes, pilotando um Sherpa V2, ficou em 16º na classificação geral e 8º na Protótipo, carros construídos especialmente para ralis.
"Bota aí no seu blog, na rádio onde for... Isso aqui é competição
para quem gosta de agitação. Toca aí um rock pesado.
Rush, pode ser?", pediu Cascão, o piloto da KandangusRallyTeam.
Mauro Guedes e Pedro Eurico, na MitsubishiRS, chegaram em 32º. A dupla da MSRally ficou em 12º na categoria.
"Esse pessoal do Café & Conversa é especial.
Nunca tinha tomado um café tão bom como esse
que levaram para o Rally dos Sertões. Deu um ânimo",
comentou Pedro Eurico, o navegador da MSRally.
Ricardo Angusto Campos pilotando uma Mahindra e o filhoRasc Campos (18), o mais novo co-piloto do Rally dos Sertões, chegaram na 35a. colocação e 7º na categoria.
Nem assim, os Rascs deram atenção à nossa reportagem.
Mas quando viram a caneca do Café & Conversa, a conversa foi outra.
Fluiu que foi uma beleza. Pena que a fotógrafa perdeu a imagem ...
Outra dupla de pai e filho, Josué Paniago e Felipe Paniago, também numa Mahindra, chegaram em 44º lugar na geral e 9º na categoria. Foram dez dias de provas, cinco deles, percorridos, também pela Land Rover Defender 90' especialmente preparada para o correspondente do Café & Conversa. Nossa reportagem percorreu de Brasília a Goiânia, em seguida passamos por Caldas Novas (GO), Unaí (MG), Alto Paraíso (GO), Dianópolis (TO) e Palmas (TO).
Ano que vem tem mais, certamente
Atendendo o pedido do piloto Elso Cascão, hoje trazemos a música do Rush, Fly By Night. Aumenta que isso aí é Rock and Roll. Antes, porém importante observação: as fotos de Cassol, Coma e Sonik são da organização do Rally Internacional dos Sertões. As demais foram tiradas pela reportagem do Café & Conversa
Muito legal a cobertura feita pelo blog. Parabéns e bom fim de semana!
ResponderExcluir