domingo, 25 de julho de 2010
Predadores, de Robert Rodriguez
sábado, 24 de julho de 2010
A Música do Dia - Trampa del Alma - San Telmo Lounge
Romoaldo de Souza
Para quem compreende que o mundo vai além das disputas do futebol - e vai mesmo; para os que precisam conhecer mais que tags com "Fora Galvão", que tanto têm instigado um briga idiota entre brasileiros e argentinos; e para quem se interessa pelo que rola fora das quatro linhas do futebol. Hoje, quero trazer de volta ao Café & Conversa, San Telmo Lounge.
À sua curiosidade, quero mostrar uma banda de tango eletrônico que conheci anos atrás, na cidade de Córdoba, na Argentina. Depois estive com eles aqui em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e até tomei café com o líder do grupo, Martin Delgado, no Café Eldorado, na época em que era administrado por Francisco de Assis, um dos mais dedicados barristas que conheci.

San Telmo Lounge é uma homenagem a um dos bairros mais elegantes e antigos de Buenos Aires com um repertório refinadíssimo e estilo próprio de tocar novas composições ou dar roupagem definitiva a temas como essa Trampa del Alma na voz de Sandra Corrizzo.
Eles fazem um "neotango" do tradicional ao moderno. Do interior da Argentina, como é Rosário, a cidade deles, a Buenos Aires e suas casas de espetáculos engajadas.
O grupo se apresenta hoje, em Tucumán, terra em que nasceu Mercedes Sosa e espero que, em breve, voltem ao Brasil. San Telmo é composto por Martin Delgado na guitarra, composições e arranjos; Pablo Gaitán no bandoneon; Lucas Polichiso nos teclados e cordas e Natalutti Maxi no violino. Nos próximos meses, Delgado garante que será lançado, Al Filo, o novo CD do grupo argentino.
San Telmo Lounge, aqui apresentado no Canal "A".
San Telmo Lounge & Sandra Corrizzo, em Trampa del Alma.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Bife Grelhado com Molho de Abacate
terça-feira, 20 de julho de 2010
A Música do Dia - Amizade Sincera - Dominguinhos e Renato Teixeira
Romoaldo de Souza
Vem dos "hermanos" argentinos, a idéia de celebrar, neste 20 de julho, o Dia Internacional do Amigo, para comemorar a chegada do homem à Lua, considerando não apenas a conquista espacial, mas também a oportunidade de se fazer novas amizades.
As histórias da gente vão sendo pontuadas por amigos de verdade, amigos leais, sinceros, mas também por "amigos da onça". Aqueles que se aproximam de você para sugar as energias boas que você vai acumulando na vida.
No ano passado, estava em processo de gestação o blog Café & Conversa, quando um amigo, um dos maiores entendedores de café, nos deu muita orientação. Francisco de Assis, dono do Café Eldorado, instalado ali no Conic, era um mestre na arte de escolher grãos, de preparar drinks, de falar apaixonadamente do precioso líquido.

Últimas xícaras de café tiradas por Francisco, para comemorar nossa amizade
É claro que quando alguém se aproxima da gente, querendo ser amigo, fazendo sala, nós não medimos esforços para "abrir os horizontes", mas às vezes acabamos sendo engabelados por pessoas interesseiras. Fuja delas. Infelizmente, essa gente se multiplica com a facilidade de um verme.
Da mesma forma como bons e leais amigos têm o poder de agregar. De unir. Esses são a justificativa de sentimento da harmonia. Do afeto.
Comemore o Dia Internacional do Amigo da forma mais afável possível. Com amizade!
Essa versão de Amizade Sincera com Dominguinhos e Renato Teixeira foi apresentada na TV Nativa, na presença de uma "carrada" de amigos do sanfoneiro pernambucano, quando Dominguinhos passava por um problema grave de saúde.
- É na hora em que a gente mais precisa é que sabe o valor de um amigo - disse o músico.
Amizade Sincera
Dominguinhos e Renato Teixeira
Tiete Ganha Caneca
segunda-feira, 19 de julho de 2010
A Missão Canadense e um Peruano que vivia na Bolívia ...
domingo, 18 de julho de 2010
A Música do Dia - Vento Bravo - Edu Lobo e Tom Jobim
Com essa ventania que está batendo aqui pela região do Lago Norte de Brasilia, eu "puxei" pela memória de um making off hilário de Tom Jobim brincando com Edu Lobo na gravação de Vento Bravo.
Antes do diálogo dos dois excelentes compositores com a canção de autoria de Edu e Paulo César Pinheiro, Tom Jobim reclama da pronúncia de parceiro, acha a Kátia, a contra-regra "bonitinha", e quando a maquiadora vai passar pó no rosto de Edu Lobo, Jobim brinca:
- Tira o brilho e traz o pó - e segue degustando uma cerveja suavemente gelada.
Depois eles sorriem quando falam de uma "dublagem quente", "pianinhos de brincadeira". Impagável.

"Tira o flugelhorn", brinca Tom se referindo a esse instrumento de sopro da família dos trompetes
Vento Bravo
Edu Lobo e Paulo César Pinheiro










