terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tortas Doces - Torta de Melancia Chiffon


Ricardo Icassatti Hermano

Dando continuidade à campanha por melhores e mais criativos cardápios nas cafeterias, vamos iniciar uma série dedicada inteiramente às tortas doces. Acaba de chegar às minhas mãos um livro dedicado inteiramente a elas. O nome do livro é "Pie", foi escrito pelo americano Ken Haedrich e publicado pela editora Harvard Common Press.

Tortas, tortas e mais tortas

São 300 receitas e escolheremos algumas para essa série. Hoje, a escolhida foi a Torta de Melancia Chiffon. Leve, sabor suave, refrescante e visualmente muito bonita. Um must para qualquer cafeteria. E você, caro leitor, cara leitora, se e quando fizer essa receita, faça também um bom e cheiroso café e nos chame para experimentar : )


Torta de Melancia Chiffon

Ingredientes para a Massa

- 1 3/4 xícaras de farelo de biscoito doce tipo Maizena ou Maria, mas feito com farinha integral
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (aperte bem na colher)
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada generosa de sal
- 6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida

Ingredientes para o Recheio da Torta

- 6 xícaras de polpa de melancia
- 1/3 xícara de açúcar cristal ou granulado
- 2 envelopes de gelatina sem sabor
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 2 claras de ovo grande, em temperatura ambiente
- 1 xícara de creme de leite fresco

Ingredientes para Guarnição

- Açúcar de confeiteiro
- Creme Chantilly

Preparo da Massa

Pré-aqueça o forno a 180º.

Unte levemente o prato ou forma (24-25 cm de diâmetro) que escolher para a torta.

Esfarele os biscoitos no processador ou coloque dentro de um saco plástico e passe um rolo de pastel até obter uma farinha fina. Numa tigela, misture essa farinha com o açúcar, a canela e o sal. Adicione a manteiga derretida até ficar bem encorporada. Comece a misturar com um garfo e, em seguida, use as mãos.

Espalhe essa massa na forma escolhida, cobrindo inclusive as bordas. Leve à geladeira por 5 a 10 minutos.

Coloque a forma no centro do forno e asse por 7 minutos. Retire e deixe esfriar.

Preparo do Recheio

Junte a melancia e o açúcar cristal. Com um espremedor de batatas, amasse até que a mistura fique bem líquida. Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, coe a mistura e guarde 2 3/4 xícaras do suco. Descarte a polpa e as sementes.

Coloque 1/4 de xícara do suco numa tigela média e despeje a gelatina em pó sobre o suco. Deixe descansar por 3 a 4 minutos até que a gelatina dissolva completamente. Enquanto isso, aqueça 1/2 xícara do suco em fogo médio numa panela pequena, até quase ferver. Mexa bem.

Coloque o suco restante (2 xícaras) em uma tigela grande e adicione a mistura de gelatina. Adicione o suco de limão. Mexa e leve à geladeira.

Numa batedeira, bata as claras até o ponto de neve. Reserve. Lave e enxugue a batedeira. Bata o creme de leite até o ponto de neve também. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata até obter o Chantilly. Leve à geladeira.

Quando a mistura de melancia/gelatina começar a firmar, adicione cerca de 1/4 do creme Chantilly e bata na batedeira até ficar cremoso. Adicione as claras em ponto de neve e o Chantilly restante e misture gentilmente com uma espátula.

Despeje a mistura sobre a massa assada. Cubra com folha de alumínio e leve à geladeira por 4 horas, preferencialmente por uma noite. Para servir, guarneça cada fatia com uma camada finísssima de açúcar de confeiteiro e uma porção de creme Chantilly. Também pode decorar com frutas vermelhas.

É ou não é uma beleza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário