quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feriado com James Bond

Ricardo Icassatti Hermano

Li em algum lugar que o filme 007 Operação Skyfall, o terceiro James Bond da série inaugurada com o ator Daniel Craig, era melhor que os outros dois. Não dei muito crédito, me limitei a assistir o trailer e participar de uma propaganda muito criativa de um dos patrocinadores do filme. Fui assistir e tenho que concordar. Este novo filme é muito bom e melhor que os anteriores.

Cartaz do filme

James Bond definitivamente deixa no passado aquele personagem playboy e bon vivant que será eternamente reprisado na sessão da tarde das tevês. Agora, o mais famoso espião inglês recebeu uma dose cavalar de testosterona e passaram a exigir dele uma destreza física de atleta. Mas, manteve uma certa sensibilidade. Afinal, mesmo sendo escocês, ele é um súdito da Rainha ...

Apesar da nova fase, Bond continua impecável e fez homenagem legal ao passado

No primeiro filme, Bond conhece o amor e perde a moça, numa releitura do primeiro livro, Casino Royale. O segundo filme tratou da vingança de Bond, que vai atrás de quem matou a sua amada. O terceiro aborda a origem familiar do espião, que é orfão. Seus pais morreram quando ainda era criança e isso influenciou fortemente a sua personalidade. Ou como disse a chefe do serviço secreto inglês, a M: "Os orfãos dão os melhores agentes".

James Bond atira, corre, briga, pilota moto ...

Neste filme, James Bond enfrenta outro, digamos, inimigo além do super vilão habitual. A idade. O espião envelheceu e ainda havia sido dado como morto numa missão anterior. Ele é salvo por uma nativa de alguma praia paradisíaca, onde fica perdido tomando todas até curar seus ferimentos. Mas, resolve retornar ao mundo dos vivos após um atentado terrorista detonar uma bomba na sede do MI-6. Aí a porra ficou séria, como dizem na Bahia.

... ganha cantada do Silva, mas não perde a linha

Daí para a frente, ele enfrenta o vilão Silva, interpretado por Javier Barden, que é um ex-agente do MI-6 e quer se vingar da M. Esse Silva é uma bichona amargurada, vingativa e usa peruca loira. Além disso, tem a comentadíssima cena em que rola um assédio homossexual do Silva em cima do James Bond. Não se preocupe, não é nada demais e no máximo arranca umas gargalhadas da plateia. 

Eu só queria trabalhar na escolha das Bond Girls ...

O filme é excelente, tem tudo o que é necessário para um filme de ação: tiros, perigo, perseguições alucinadas, explosões, mortes, gadgets, super vilão caricato, surpresas e uma Bond girl (Bérénice Marlohe) arrasa quarteirão. Sexo, quase nada ... Diversão garantida para o feriado do Dia dos Mortos. E aproveite o ar condicionado do cinema. O Café & Conversa assistiu e deu cotação cinco canecas. Assista o trailer.


Bruschetta de Café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza  - Locução do podcast

Aqui na redação do blog, somos fãs da culinária italiana. Todos os pratos são bons, desde um simples spaguethi com molho de tomate, passando pela pizza e o risotto, até um refinadíssimo cordeiro com trufas negras ou as saborosas receitas com frutos do mar. 

Mas, o campeão mesmo por aqui é uma entrada, ou primo piatto,  que se chama Bruschetta. A guloseima nada mais é que uma fatia de pão italiano aromatizada com alho e coberta com mozzarela de búfala, pequenos cubos de tomate fresco, folhas de orégano e/ou manjericão. Tudo isso regado com um fio de azeite extra virgem.

Essa é a receita básica, mas como o macarrão e a pizza, tudo é possível. E não é que alguém resolveu colocar café nessa receita? É a Bruschetta com Molho de Café e fica uma delícia. Anote aí os ingredientes.


Bruschetta com Molho de Café

Ingredientes
- 1 pão italiano cortado em fatias com um dedo de espessura
- 1 xícara pequena de café
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher (sopa) de orégano
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Queijo Brie ou Mussarela de búfala
- 1 maço de mini rúculas
- Fatias de tomate

Preparo
Corte o pão em fatias diagonais. Misture o café com o azeite, o alho, o sal e o orégano. Pincele as fatias de pão com essa mistura e leve ao forno para torrar por alguns minutos. Retire do forno e cubra as fatias de pão com o queijo e o tomate. Retorne ao forno até que o queijo derreta. Coloque as folhas de mini rúcula na hora de servir. 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Feito a Grão chega a Recife com o Café Orfeu

Romoaldo de Souza


Recife ganha hoje o RioMar Shopping um dos mais modernos e sofisticados do país e dentro desse shopping center, a cidade vai abrir os braços para o Café Feito a Grão.

A tirar pela experiência do empresário Marcelo Szporer, que já tem outras dez cafeterias em São Paulo, Aracaju e Salvador, o Feito a Grão do RioMar Shopping vai ser um sucesso.

A cafeteria chega a Recife para servir sofisticados drinks de café e o espresso tirado do grão que foi escolhido, recentemente, no 7º Espaço-Café, como o melhor do Brasil. O Café Orfeu, desembarca em Recife, diretamente da fazenda Sertãozinho, no Sul de Minas Gerais, e tem tudo para agradar aos mais exigentes consumidores.

Drinks de café, feitos com um dos mais renomados grãos, Café Orfeu


A barista Lorena Sena vai mostrar uma de suas especialidades, café coado. Aliás, o trabalho da marca já está presente no Shopping Recife

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Excesso nunca é bom

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Semana passada, tivemos a triste notícia de uma menina americana, com 14 anos de idade, que morreu após ingerir uma quantidade excessiva de cafeína presente numa bebida energética. O médico, alquimista, físico e astrólogo suíço, Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenhein, ou simplesmente Paracelso, já dizia: 

A diferença entre veneno e remédio é apenas a dose.

Não sabemos quais foram as circunstâncias da morte, mas sempre defendemos que o prazer e a felicidade se encontram no equilíbrio, no caminho do meio. Cafeína é uma substância que age sobre o nosso sistema nervoso, provoca aceleração cardíaca, nos deixa mais atentos e despertos e deve ser consumida com moderação. Quando consumida naturalmente na forma líquida de café, é preciso tomar muitas xícaras para que possa fazer algum mal.

O problema é que refrigerantes e bebidas energéticas utilizam dosagens maiores e mais concentradas. Além disso, a cafeína é artificial. Jovens de todo o mundo são grandes consumidores desse tipo de bebida. Gostam de tomá-las em festas e, muitas das vezes, misturada com bebidas alcoólicas e outras substâncias químicas não recomendáveis. 

É um grande perigo, pois a cafeína dá a falsa sensação de que o álcool e as outras substâncias não fizeram o efeito esperado, mas os reflexos estarão realmente comprometidos. Portanto, muito cuidado com o que coloca para dentro do seu corpo.



Na fan page do Café & Conversa temos outras reportagens sobre cafeína, além de receitas e dicas.

sábado, 27 de outubro de 2012

Yaguara e Juan Valdez escolha o seu. Tome os dois

Romoaldo de Souza

A jornalista Cátia Seabra foi à Colômbia e trouxe 500g do café Juan Vadez, um dos mais famosos do mundo. Levemente suave, não chega a ser um café encorpado, mas tem presença e um aroma inconfundíveis.

Uma das marcas mais conhecidas no planeta, o Juan Valdez é produzido nas encostas de morros, numa região de florestas, por pequenas cooperativas. O detalhe é que o marketing do café colombiano ultrapassa as fronteiras do país. Ponto para os colombianos que estão por toda parte do mundo.


Esse Juan Valdez, que ganhamos de presente, foi servido no Comitê de Imprensa do Senado, na quinta-feira. No mesmo dia, levei à faculdade e servi aos meus colegas professores. Na sexta, ele estava sendo provado pelos colegas jornalistas da Bandnews FM-Brasilia

De Pernambuco, chegaram dia desses, pelos Correios, 2kg do Café Yaguara. Em alguns quesitos, o café pernambucano é superior ao Juan Valdez. O Yaguara tem mais corpo. É mais encorpado. É orgânico, plantado e colhido sem o uso do agrotóxico. O que sobra no Juan Valdez falta no café de Pernambuco. Divulgação.


Café sombreado. Valor agregado que o Yaguara tem. Além do mais, tem sabor marcante, corpo acentuado e aroma destacado. Embalagem clean e informações relevantes

O Brasil vai realizar, em 2013, 2014 e 2016, três importantes eventos mundiais. A Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E não é possível que a indústria brasileira, o governo, as cooperativas, os produtores, quem quer que seja, não se mexa para divulgar o café brasileiro. Qualidade tem, mas o mundo precisa saber que o nosso café é superior.
No twitter do Café & Conversa, aqui no blog ou na fan page, sempre temos novidades no mundo do café. Pelo Brasil e pelo mundo. Curta. Acesse. Divulge!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Café Mexicano

Romoaldo de Souza

Esta foto de divulgação, cedida pelo governo mexicano é o retrato
de uma marca registrada dos mexicanos: El Sombrero! 

Conversando com o barista Bruno Okamoto, um dos profissionais que mais tem feito receitas utilizando café, ele me pediu um drink com tequila, e que fosse, como boa parte da culinária mexicana, bastante marcante.

A mais popular bebida do México é feita depois da destilação e da fermentação do sumo de uma planta, bastante comum, naquele país, que é o Agave. No podcast a seguir, você vai ouvir mais detalhes dessa ideia de mostrar o Café Mexicano, a mistura do café brasileiro com a tequila. Experimente! Mas, nunca se esqueça: se beber, não dirija :)




Café Mexicano

Ingredientes
- 2 colheres (chá) de açúcar, separadas
- 90 ml de Tequila, dividida em duas doses
- 90 ml de licor de café, dividido em duas doses
- Canela em pó
- 2 xícaras (chá) de café, separadas
- 2 bolas de sorvete de baunilha, separadas
- 2 cerejas 

Preparo
Molhe a borda de uma taça na tequila e cubra com açúcar. Aproxime a borda do fogo até que o açúcar derreta um pouco. Cubra com a canela em pó. Coloque o licor e a tequila na taça e aproxime do fogo para que acenda e flambe. Adicione imediatamente a bola de sorvete e o café. Coloque a cereja em cima e sirva. 

Café da Manhã é bom para emagrecer

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Sabe aqueles dias em que você sente vontade de devorar comidas gordurosas, o almoço tem quantidade dobrada, os biscoitos só podem ser do tipo recheado e todos os doces têm que ser cobertos por uma grossa calda de chocolate? Pois é ... depois vem a culpa, a denúncia gritante da balança e a tristeza diante do espelho. Mas, certamente nesses dias você pulou o café da manhã. Duvida?

Pesquisadores do Imperial College London ficaram curiosos com esse comportamento das pessoas mudarem subitamente o hábito alimentar e resolveram investigar. Eles fizeram exames de ressonância magnética em 21 pessoas que deixaram de tomar o café da manhã e descobriram que isso fez com que elas comessem mais na hora do almoço, além de se sentirem atraídas por alimentos mais calóricos ao longo do dia.

A pesquisa consistia em colocar os voluntários no aparelho de ressonância magnética e lhes mostrar fotos de alimentos calóricos. Os exames eram feitos durante vários dias e os voluntários alternavam entre não tomar o café da manhã e se alimentar uma hora e meia antes do exame com uma refeição de  730 calorias. 

Os exames mostraram que, quando se pulava o café da manhã, o cérebro mudava a resposta às fotos de alimentos "gordos", mas não às fotos dos alimentos "magros".  A parte do cérebro chamada córtex orbitofrontal, que é responsável pelo apelo à comida, se ativava quando o voluntário de barriga vazia via a foto do alimento "gordo". No almoço servido em seguida, os voluntários comiam 20% mais calorias. Nutricionistas acreditam que o café da manhã esteja ligado à estabilização dos níveis de açúcar.



Agora, dê uma passadinha na fan page do Café & Conversa

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Café coado, o xodó de quem gosta de bom café

Romoaldo de Souza


Simples e eficiente! Mais que eficiente, é saboroso! Assim é o café coado! Desde os métodos mais antigos, usados pelas avós, que passavam o café no coador de pano, até chegar ao Hario V60. O xodó de quem gosta de café coado.
O blog Café & Conversa convidou o barista Lucas Salomão para mostrar como fazer um café coado, sem desperdiçar tempo nem café.


Experimente!

domingo, 21 de outubro de 2012

Os Candidatos ... e a propaganda mentirosa

Ricardo Icassatti Hermano

As estratégias, táticas, técnicas e instrumentos do marketing e da propaganda política já são bem conhecidos desde Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Hitler. Independente de coloração partidária - porque ideológica não existe -, o poder bélico desse arsenal depende de criatividade e também só funciona com um tipo de munição: a mentira. Seja para divulgar qualidades inexistentes ou para alardear defeitos igualmente inexistentes no adversário. 

Cartaz do filme

Esse é um assunto muito sério. Afinal, esses instrumentos têm sido usados ao longo da História para enganar as massas e mobilizá-las para tudo o que não presta, como as guerras ou eleição de bandidos. Os operadores, ou marqueteiros, acabaram encontrando seu habitat natural nas campanhas eleitorais do mundo democrático.  Nos Estados Unidos da América então, chegam a ser considerados "cientistas".

Candidatos usam e abusam dos símbolos

Mas, o que acontece quando passamos a ver o lado tragicômico disso tudo? Foi o que fez o diretor Jay Roach no filme Os Candidatos, uma comédia hilariante que está em cartaz nos cinemas da cidade. Ele juntou no elenco alguns dos maiores comediantes da atualidade, como a dupla Will Ferrel e Zach Galifianakis, que interpretam os candidatos à vaga de deputado federal por um distrito, Cam Brady e Marty Huggins, respectivamente. 

Sempre quis saber o que eles cochicham quando entram para o debate

Cam Brady é casado, pai de um filho, candidato do Partido Democrata, concorre sozinho e quer se eleger para seu quinto mandato consecutivo. Mas, no meio da campanha comete um erro fatal. Pensando ter ligando para uma namorada, ele deixa um recado pornográfico na secretária eletrônica de uma família ultra conservadora e religiosa. A repercussão é desastrosa. Uma dupla de irmãos bilionários vê a oportunidade e resolve patrocinar um candidato azarão pelo Partido Republicano. 

Para convencer o eleitor, o candidato precisa até aprender como andar

Daí em diante, se segure na cadeira porque é uma sucessão de gargalhadas. Qualquer eleitor mais ou menos atento reconhecerá as situações mostradas no filme, porque já viu à exaustão tudo aquilo nas campanhas eleitorais daqui. Tal como na vida real, os candidatos também têm seus respectivos marqueteiros, um com mais bom senso junto a Cam Brady e o outro completamente amoral ajudando Marty Huggins. A guerra é tão suja e absurda que se torna grotescamente engraçada. 

Candidato também não pode rejeitar nenhuma oportunidade de aparecer

O neófito Marty passa por uma transformação que vai do visual até a perda da família. Por outro lado, Cam surta e lança mão de todos os argumentos e as baixarias mais escabrosas para tentar vencer a eleição. E ainda é profético ao criar a propaganda pornográfica, que é só o que está faltando fazer nas campanhas. Um dia nós veremos isso na televisão. Pode escrever. Ele também perde a família, que estava com ele apenas por interesse. 

Demonizar o adversário dá votos, porque o eleitor quer odiar também

Ao final, Cam Brady confessa que é um grande político, mas um péssimo deputado, enquanto Marty Huggins resume a cena política numa frase: "Uma hora estamos com as calças arriadas; na outra viramos deputado" ... 

Vale tudo para ficar ao gosto do eleitorado

O filme é muito bom e deveria ter entrado em cartaz no primeiro turno das eleições brasileiras para prefeitos e vereadores. Assim, os eleitores poderiam enxergar mais facilmente as semelhanças entre a ficção e a realidade. O Café & Conversa assistiu, se acabou de tanto rir e recomenda para toda a família. Veja o trailer:


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Brioche de Café e a Filosofia

Texto - Ricardo Icassatti Hermano
Locução do podcast - Romoaldo de Souza

As chuvas chegaram, nos aliviaram um pouco da seca, mas logo foram embora. O Verão está logo ali na esquina, mas o calor continua nos atormentando e sapecando a pele. Enquanto o clima não decide o que quer, nós aqui no Café & Conversa continuamos testando receitas bacanas para vocês acompanharem o café de todo dia.

Stela Morato, do Café 3 Corações, tem uma receita de Brioche de Café, que nada mais é que um pão de forma caprichado. Faça chuva ou faça sol, esse brioche é o acompanhamento ideal para o seu café no final da tarde, enquanto aprecia o por do sol e bate um bom papo. Como dizia o filósofo: “A vida é simples. A gente é que complica”. Experimente essa receita neste final de semana e nos diga se não temos razão. Anote aí os ingredientes.




Brioche de Café

Ingredientes
- 500 g de farinha de trigo
- 5 gemas de ovo
- 45 g de fermento biológico em barra
- 80 g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de quinoa
- 1 copo de café morno

Preparo
Esfarele bem o fermento e misture um pouco do café morno. Deixe fermentar por alguns instantes. Coloque essa mistura em uma batedeira (se tiver a pá específica para pão) ou em uma tigela e acrescente a farinha de trigo, o sal e a quinoa.

Acrescente quatro gemas de ovo e a manteiga. Se não for usar batedeira, amasse muito bem com as mãos. Se necessário, acrescente mais café.

Faça uma bola com a massa e cubra com um pano de prato. Deixe crescer por 40 minutos. Coloque na forma de bolo inglês e pincele com uma gema bem batida. Aqueça o forno a 200 graus e deixe o pão assar por 20 minutos.

Enquanto isso, enquanto você prepara o seu brioche de café, que tal nos acompanhar nessa nova experiência. O Café & Conversa convidou o barista Lucas Salomão para uma apresentação desse novo método de café coado, na Hario V60.