Ricardo Icassatti Hermano
Essa receita, ilustrada pela foto do pessoal do Restaurante Mahalo, pode até ser demorada, mas é saborosa. Experimente! |
Hoje, trazemos um clássico que dez entre dez brasileiros e italianos adoram, o bom e tradicional Tiramisù. Mas, como sabemos, toda receita de sucesso acaba gerando múltiplas versões e releituras, nem sempre acertadas. O prato original acaba sendo raro de encontrar ou se perdendo mesmo. Assim, nos desafiamos a encontrar a receita original.
Descobrimos que o Tiramisù é originário do Norte da Itália e no dialeto vêneto (Tirami sù) significa "tira para cima" ou "levante-me". A lenda também conta que o nome viria da sobremesa energética "che ti tira su" (que te faz levantar) usada para revigorar boêmios, em especial nas noitadas em bordéis ("case chiuse") do Vêneto.
Por que? Ora, por causa do café que vai na receita e por ser uma gostosura. Está desanimado? Coma um Tiramisù e espante a tristeza e o cansaço. Está revoltado com a política? Coma um Tiramisù e se anime para ir às manifestações. Tiramissu é bom até para coração partido e unha encravada!
Anote aí os ingredientes e energize o seu final de semana.
Tiramisù
Ingredientes
- 10o g de café em pó
- 150 ml de água
- 50 ml de conhaque
- 6 gemas de ovo
- 250 g de açúcar de confeiteiro
- 1 kg de queijo Mascarpone
- 450 g de pão de ló (ou biscoito champanhe)
- Cacau em pó para polvilhar
Preparo
Faça um café coado bem forte com o café em pó e a água. Acrescente o conhaque. Reserve.
Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar. Em outra tigela, bata o queijo Mascarpone até que atinja a consistência de creme chantilly. Em seguida, misture delicadamente com as gemas.
Numa tigela de vidro, coloque uma camada de creme Mascarpone. Por cima, uma camada de biscoito champanhe embebido com o café. Vá intercalando as camadas até terminar com uma de queijo Mascarpone. Leve à geladeira por um mínimo de três horas e polvilhe o cacau na hora de servir.
Já curtiu nossa página no Facebook?
Já curtiu nossa página no Facebook?
Um comentário:
Valeu a dica Ricardo. Nos encontramos no Conjunto.
Antonio
Postar um comentário