quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A qualidade da água






Não importa se você trabalha em um escritório ou em um canteiro de obras, um café no meio do expediente sempre vai muito bem.

Trabalhador da construção civil, Evandro José costuma fazer o café em casa com água filtrada e no trabalho com água da torneira.

Segundo ele, mesmo utilizando a mesma quantidade de pó de café que utiliza em casa, a bebida sai com gosto diferente. Evandro gostaria de saber como fazer o café do trabalho ficar igual ao de casa.
 

Considerando que ele utiliza a mesma marca de café, e a mesma quantidade de pó, o que está ocasionando o gosto diferente no seu café realmente é a água.


Foto: Roque Sá/Agência Tempo


A água da torneira contém cloro que pode interferir no sabor do café. Ou ainda, dependendo da localidade, se a água vier de poço artesiano aí sim que o sabor do café será alterado.






Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais


































segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Café para animar

Sabe aquelas reuniões de amigos que termina tarde da noite? Para esses dias com longas conversas nada melhor que um café para ajudar a repor a energia. É como se o café desse uma injeção de ânimo.

Para quem está cansado, o café é um Ctrl+Alt+Del do Windows que ajuda a reorganizar as ideias. A cafeína em baixas quantidades é apropriada para esses momentos em que o corpo necessita de uma ajuda extra.



Só não vale utilizar café de baixa qualidade. Quanto ao açúcar, o melhor a se fazer é apreciar a bebida sem adoça-la. Faça o teste, vá aos poucos reduzindo a quantidade de açúcar no café ou então aprecie o primeiro gole ao natural. Aos poucos seu paladar sem sentirá falta do açúcar.



Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais





























sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Como reduzir o açúcar do café

Durante o expediente na prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PE), o funcionário público Alexandre Gomes Leal chegava a consumir diariamente oito xícaras de café e chegou a conclusão de que precisa moderar a cafeína. Para isso, reduziu a quantidade pela metade.

Apesar de agora beber apenas quatro xícaras por dia, Alexandre afirma que com o açúcar não consegue a mesma disciplina, no entanto reduziu a quantidade e não mistura, deixa o açúcar lá, parado no fundo da xícara.


No audiocast abaixo você confere as dicas para quem deseja reduzir ou eliminar de vez o açúcar ao tomar café. Acompanhe!


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais






























quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Café verde ajuda a perder peso

Estar em forma é o desejo de grande parte da população e uma ajuda sempre vai muito bem. No mercado fitness há vários produtos naturais que auxiliam os atletas amadores na busca pelo corpo ideal.

O café além de ser saboroso, é um aliados para quem deseja emagrecer. A cápsula de extrato de grão de café verde é uma das novidades mais comentadas pelos portais especializados no tema.
Foto: Divulgação

O green coffee como é chamado, possui como princípio ativo o ácido clorogênico que tem como função ajudar no metabolismo e reduzir a formação de gordura no organismo. Além disso, o café verde atua como inibidor de apetite e um potente antioxidante.

Quer conhecer mais dicas de saúde e a pesquisa do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas de São Paulo sobre a atuação do café antes dos exercícios físicos? Ouça o audiocast abaixo.


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais





























terça-feira, 21 de outubro de 2014

Chafé não!

Como em qualquer outro campo da gastronomia, quando você vai preparar o café a quantidade de água e de pó deve ser proporcional para que a bebida agregue aroma e sabor, na medida certa. 
O seu café não pode nem ficar forte demais, que o amargor se destaque, nem ralo para não lembrar o conhecido “chafé”.
Uma proporção equilibrada, é usar 50g de pó de café para meio litro de água. Daí para baixo. Caso a preferência seja um café um pouco menos encorpado, reduza a quantidade de café para 40g.
Foto: Rodrigo Jorge - www.rodrigojorge.com.br 

 Menos que isso, aí já começa a ficar ralo. Sem sabor. Caso não tenha uma balança de precisão, em casa, um colher de sopa de café pesa aproximadamente cinco gramas.
E é sempre bom lembrar que os nutricionistas recomendam beber de quatro a cinco xícaras por dia, já o cardiologistas orientam que você faça antes, uma consulta. Afinal, cada organismo reage de forma diferenciada a doses intensas de cafeína. 

Pensando bem, vale destacar que cafeína é uma substância encontrada também em chocolate, refrigerantes à base de cola e nos energéticos. Por isso, a dica é beba bons cafés, mas com moderação.


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais





























sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Aeropress chega ao Brasil

Recentemente fizemos um post que falava sobre a Aeropress, você já ouviu falar nela? Agora é possível chegar em casa ou escritório e preparar um café com as mesmas características de um espresso com sabor, intensidade e aroma semelhantes.


Na máquina, você mistura a água quente com o café moído e prensa com força até que o café tenha sido coado. No Brasil o método está começando a ocupar as meses das cafeteiras.

O sucesso da Aeropress é tanto, que existe até campeonato mundial para ver quem passa um café mais saboroso utilizando o equipamento.


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais































quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ritual diário

O vendedor Rogério Lisboa tem um ritual diário, sempre após almoçar toma uma xícara de café espresso. Segundo ele, existem dois motivos para essa rotina se repetir dia após dia. O primeiro é para não dormir em pé durante o expediente da tarde, e o segundo é a paixão que sente pelo cheiro do café. 

Apesar de repetir o pedido todos os dias, um café espresso curto, com o mesmo grão, tem dias que Rogério percebe a bebida com um gosto diferente do dia anterior. Mesmo sem identificar qual a diferença, o vendedor percebe que algo está diferente.
Com o passar do tempo, a gente vai descobrindo que diferentes fatores, como o clima, a temperatura da água, o barista e até a temperatura da xícara podem influenciar para que o café tenha alteração de sabor de um dia para outro. 


São constatações que chamamos de sensoriais, o sistema nervoso manda informações e você chega a conclusões diferentes de um dia para outro. Mas não é nada assustador, significa apenas que você está prestando atenção no café que consome. 



Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais


























terça-feira, 14 de outubro de 2014

Café criativo

Sabe aquele momento em que você precisa de um equipamento para fazer o que deseja mas você não possui? É justamente nessas horas em que mais precisamos que a criatividade do brasileiro mostra seu potencial. 


Cleide Lopes ganhou um pacote de café, mas na hora que foi coar percebeu que o pacote era de café em grão. Sem ter moedor em casa, a alternativa encontrada por Cleide é simples e prática.
Basta despejar no liquidificador os grãos de café que for utilizar e bater por, no máximo, 30 segundos e pronto, seu café está pronto para ser coado.


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais
























segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O legítimo cappuccino

Com as mais variadas receitas o cappuccino vai bem em dias chuvosos ou ensolarados. Com origem italiana, cappuccino é apenas café com leite, ou no máximo uma espuma de leite por cima.


Diz a lenda que os italianos deram esse nome a bebida pois os frades capuchinchos que preparavam a iguaria. Além disso, o café com leite lembra as cores das vestes dos religiosos.
Para preparar em casa seu cappuccino saboroso, você só precisa de 1/3 de café forte, 1/3 de espuma vaporizada de leite e 1/3 de leite vaporizado.

O modo de preparo é simples, basta coar uma xícara de café de 50ml, vaporizar o leite e despejar sobre o café. Em seguida, coloque a espuma do leite vaporizado por cima e então raspe um pequeno tablete de chocolate meio amargo. 
Quem não tem um vaporizador caseiro, o processo é simples. Quando o leite estiver bem quente, basta bater no liquidificador por 40 segundo na maior velocidade. Pronto, seu leite estará vaporizado e seu cappuccino pronto para ser apreciado.


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais
























sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Café de canudinho

Os Americanos costumam tomar café enquanto andam pela rua. Copos grandes e cheios de café para uma longa caminhada. A advogada Luciana Andrade comprou um desses copos e foi apreciando o seu café com um canudinho. 

Enquanto andava pela Rua da Aurora em Recife (PE), a advogada chegou a conclusão de que café é para ser apreciado sem pressa. 

O Café consumido nos Estados Unidos é mais ralo, por isso eles apelam para os copos cheios. Com o nosso café seria uma super dose que poderia, cedo ou tarde trazer complicações cardíacas.
Ainda bem que você fez o teste Luciana, pois café bom, é aquele rodeado de amigos em uma conversa descontraída.



Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais


























quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Método fácil e eficiente de preservar café

Sinônimo de estimulante, o café também está se tornando grife. Basta chegar em uma cafeteria, lojas de departamento, supermercados e lá estão as mais variadas máquinas prontas para o preparo do mais sofisticado café.

Esse fascínio tem aumentando o consumo e multiplicado os empórios, as casas especializadas em vender café. Em grão, cápsula, sachê, a procura tem batido todos os recordes segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).


Mas alguns cuidados são importantes que ultrapassam a necessária escolha de um grão de qualidade. Uma desses cuidados é com o armazenamento do café em casa. Simples. É importante ter, sempre, uma lata, hermeticamente fechada. 

Esse procedimento evita a entrada de luz solar. Dentro da lata, guarde seu café na geladeira para preservar aromas e sabores.


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais

























terça-feira, 7 de outubro de 2014

Café na hora

Sabe quando você chega a um local e está aquele cheiro de café pelo ambiente? É impossível não amar esse belo aroma. Maguilma Beco, apreciadora do aroma e da bebida ganhou do seu marido uma cafeteira dessas que deixam o café quentinho para ser servido na mesa.


Em sua casa, a família adora tomar o café feito na hora e sempre que pode, passa em uma cafeteria perto de casa e compra um pacote de café já moído. Após ter ganho o presente, Maguilma jamais pensou em fazer café para o resto do dia. Agora todos os cafés são passados na hora, na presença das visitas para deixar aquele aroma. Sim, aquele aroma.


Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais
























segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Comer antes ou depois do café?

O ritual é, quase sempre o mesmo, o cliente pede um café espresso e o pedido vem acompanhado de um bolinho amanteigado, um pedacinho de chocolate. Mas e aí? O acompanhamento é para antes ou depois do café? 

Essa é uma daquelas perguntas mais comuns, e a resposta vai depender de quem está sendo atendido. É o consumidor que escolhe. Os especialistas, quando estão montando uma cafeteira, recomendam esses adereços para atrair o consumidor, mas se me oferecerem eu deixo de lado.



Depois de tomar um bom café, o cliente quer se deleitar com o sabor que fica por um bom tempo no paladar. 

Caso tenha optado por comer o bolinho, o pedaço de chocolate ou outro adereço, como a casca de laranja cristalizada, certamente, o último sabor será do acompanhamento e não do café. É uma escolha.



Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais


























quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Acompanhamentos do café

É comum nas cafeterias quando pedimos uma xícara de café ele vir acompanhado de água com gás. No entanto, não são todas as pessoas que gostam dessa bebida. Um leitor do blog pergunta se é possível dispensar a água com gás que a maioria das cafeterias serve.


O café vem acompanhado da água  com o objetivo de deixar o paladar limpo quando for beber o café. Algumas pessoas preferem a água sem gás para acompanhar, pois a água com gás deixa um sabor na boca que acaba interferindo no gosto do café. Mas respondendo a pergunta, o cliente pode dispensar a água, basta deixar o copinho de lado.




Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais