Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de souza - Locução do podcast
A vida pode ser doce como esse bolo
de rapadura, só depende de você |
Este café é descendente das primeiras mudas plantadas em Pernambuco no século XVIII. Mais precisamente na Várzea da Onça, região de montanhas e Mata Atlântica. O Yaguara, nome Tupi-Guarani para "jaguar", é plantado sob a sombra de árvores centenárias e alimentado por nascentes de água pura e doce. Doçura, aliás, que caracteriza o café de corpo médio e acidez balanceada.
Mas, o que fazer com a saudade sem o café? Alguma coisa que vá bem com uma caneca de café, claro. Procuramos e achamos a receita de Bolo de Rapadura, criação da baiana Patty Martins, dona do blog Aqui na Cozinha. Ela mora em Garanhuns e deve conhecer o café Yaguara. Agora, deixemos de lenga-lenga e vamos anotar os ingredientes:
Bolo de Rapadura
Ingredientes
- 1 xícara (de chá) de rapadura picada ou raspada
- 1 xícara (de chá) de água
- 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
- 1 colher (de chá) de canela
- 1 xícara (de chá) de manteiga ou margarina
- 4 ovos
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó
Preparo
Coloque a rapadura junto com a água em uma panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando até a rapadura dissolver completamente. Reserve.
Em uma tigela coloque a farinha de trigo e a canela. Junte a manteiga e vá mexendo. Acrescente os ovos, um a um, mexendo sempre. Junte a rapadura dissolvida aos pouco, mexendo sempre. Depois de misturar toda a rapadura derretida agregue o fermento. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (cerca de 200 graus) por mais ou menos 40 minutos. Para saber se já está bom enfie um palito de dente no bolo, se ele sair limpo é porque o bolo já está assado. Espere esfriar ou mesmo amornar para poder desenformar.
Dicas: A massa fica bem líquida mesmo. Pode colocar o rapadura derretida morna.
Um comentário:
Adoreii !!
Postar um comentário