Romoaldo de Souza - Locução
Recentemente, escrevemos sobre o coador de pano e o coador metálico da cafeteira french press. Ouvintes ficaram curiosos e querem saber: qual é o melhor coador? Se o de pano, o de papel ou o metálico?
Cada um dos coadores tem prós e contras. O coador de pano necessita de mais cuidados, como secar ao sol de vez em quando e jamais usar sabão ou detergente quando for lavar. O de papel é usado apenas uma vez e vai para o lixo. No caso do coador de papel, também tem um problema. Como sofre um processo químico de branqueamento, sempre ficam resquícios desses produtos, que acabam afetando o sabor do café. Baristas recomendam escaldar o coador de papel antes de
colocar o pó de café. Mas, mesmo assim é possível sentir na garganta a
adstringência do papel. Quem já mastigou um pedaço de papel sabe como é.
Nos Estados Unidos, é possível encontrar um tipo de coador feito com papel que não passou pelo branqueamento químico. É um papel de cor parda e, garante quem experimentou, não altera o sabor do café.
Nos Estados Unidos, é possível encontrar um tipo de coador feito com papel que não passou pelo branqueamento químico. É um papel de cor parda e, garante quem experimentou, não altera o sabor do café.
De passagem pela Chapada dos Veadeiros, no Nordeste de Goiás, encontramos uma estrela do mar e duas pedras em "estado de harmonia". Faltava somente a caneca do Café & Conversa
O coador metálico não existe apenas na french press. Ainda nos Estados Unidos, é possível encontrar um coador que é aquele copo onde colocamos o coador de papel, só que as paredes laterais são feitas com uma finíssima malha metálica. Esse coador é conhecido pelo nome Gold-Tone Metal Filter Basket.
Aqui também existem vantagens práticas. O filtro metálico
tem duração quase infinita, é reutilizável e totalmente reciclável. No Brasil, temos
um coador feito com uma rede plástica, que tem longa duração também. Como você
pode perceber, todos os coadores dão conta do trabalho. A escolha de um
coador é complexa, exige consciência ambiental, mas no fim é uma questão de
gosto pessoal.
Na fan page do Café & Conversa também você encontra outras sugestões de utilização do coador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário