Ricardo Icassatti Hermano
Feriadão patriótico e militarmente fui convocado pelas tropas que ocupam a Trincheira da Resistência a cometer a minha internacionalmente famosa Peixada Siciliana acompanhada do não menos célebre Arroz de Tangerina. Um dia coloco a receita dessa peixada aqui.
Dando os finalmente na peixada. Só o cheiro já é sensacional ...
E lá fui eu para o bunker de Little Mary, que já aguardava a chegada de @clarafavilla e me alertou logo de cara que estava com TPM. Dei início aos trabalhos de preparação dos ingredientes com um olho no padre e outro na missa. Enquanto isso, Little Mary assumia a lavagem da louça. Assim que terminou, já providenciou as cervejas. Enquanto eu tomava uma, ela entornava duas ou três.
Ainda bem que ela não precisou usar facas. Temi pela minha vida. Na TPM, alcoolizada e sem chocolate na casa, o perigo era palpável ... Assim, me ocupei dos cortes e ela ficou com os temperos, as cervejas e o arroz. Mas, cometi o erro de esquecer outro item que deve ficar longe das mulheres com TPM, o fogo.
A primeira panela de arroz queimou e ela deu risada. Em seguida, a lixeira começou a soltar fumaça e ela gargalhou de maneira estranha. Little havia tocado fogo na lixeira. Uma hora e seis cervejas depois, ela tocou fogo novamente na lixeira. Comecei a desconfiar que estava ao lado de uma piromaníaca e passei a imaginar uma maneira rápida de fugir se fosse preciso. Felizmente, o álcool falou mais alto, @clarafavilla chegou com sua alegria habitual e a fera acalmou. Ufa!
Romoaldo deveria ter comparecido e se encarregado do café, como havíamos combinado. Mas, eis que Cupido descolou uma "passione" interestadual para o combalido radialista. No melhor estilo David Coperfield, ele escafedeu-se e tivemos que encarar o famigerado Nescafé Solúvel da Little Mary.
O importante é que, entre mortos e feridos, todos se salvaram e o dia terminou com a barriga cheia e uma boa conversa na varanda entre passarinhos, rosas, cagaitas, orquídeas e borboletas azuis.
As orquídeas paparicadas de Little Mary
O resultado da primeira reunião de trabalho da Trincheira da Resistência foi que decidimos realizar outra reunião na próxima terça-feira. Dessa vez, no bunker da @clarafavilla. Na oportunidade, ela será agraciada com uma caneca exclusiva e personalizada do blog favorito de 10 entre 10 apreciadores de café, de liberdade de expressão, de liberdade de opinião, de liberdade de pensamento e de democracia.
Em seu próximo périplo por terras italianas, @clarafavilla levará a caneca para conhecer belas cafeterias e nos manterá informados das suas aventuras e peripécias. Postaremos aqui seus textos e fotos.
Para hoje, a receita com o nosso arroz de todo dia é uma homenagem à querida amiga Clara Favilla e sua longa viagem de férias pela Itália. Vá e volte em segurança : )
Risotto Milanese
Ingredientes
- 3 xícaras de caldo de galinha
- 1/2 colher chá de fios de açafrão
- 1/2 xícara de cebola muito bem picada
- 4 colheres sopa de manteiga
- 1 colher sopa de alho amassado
- 2 colheres sopa de azeite extra virgem
- 3/4 xícara de arroz Carnaroli
- 1 xícara de vinho branco
- Sal a gosto (sempre use pouco sal, é melhor para a sua saúde)
- 1/4 xícara de folhas de salsa picadas
- 2 colheres sopa de parmesão ralado na hora
Preparo
Use uma panela com o fundo grosso, tipo uma frigideira pesada.
Derreta e aqueça a manteiga junto com o azeite. Adicione a cebola, o alho e o açafrão. Refogue.
Adicione o arroz e misture até que esteja totalmente impregnado com a manteiga e o azeite. Quando começar a chiar, acrescente 1 xícara do caldo de galinha morno e o vinho.
Misture sem parar até que o arroz comece a secar. Adicione outra xícara do caldo de galinha. Continue mexendo até o arroz começar a secar novamente. Adicione a terceira xícara do caldo e continue mexendo sem parar.
Quando o arroz atingir o ponto al dente, acrescente a salsa picada e o parmesão ralado. Mexa até que o parmesão esteja totalmente derretido e incorporado ao arroz.
Guarneça com um ramo de salsa e sirva imediatamente acompanhado de alguma carne. Também pode servido como prato único.
Ma che? Che cosa? Mamma mia ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário