sexta-feira, 31 de maio de 2013

Faroeste decepcionante

Ricardo Icassatti Hermano

Decepcionado. Foi assim que saí do cinema após assistir ao aguardado Faroeste Caboclo, baseado em música de mesmo nome composta por Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. A decepção foi ainda maior porque ouvi a música várias vezes antes de ir ao cinema. O filme não tem absolutamente nada a ver com a genial letra da música, um roteiro pronto para rodar. Bastava criatividade. Foi justamente o que faltou.
  
Cartaz do filme 

Legião Urbana é responsável por uma parte da trilha sonora da minha  geração. Sabemos as letras de cor e sempre imaginamos que alguém, um dia, faria um filme com algumas das músicas. O filme que leva o nome de Faroeste Caboclo é quase uma ofensa. A música retrata o nosso tempo e isso foi flagrantemente desrespeitado pelo diretor René Sampaio e pelos roteiristas Marcos Bernstein e Victor Atherino. 

João de Santo Cristo, Maria Lúcia e o traficante Jeremias

O filme é uma historinha qualquer e não uma "leitura" da música com alguma licença poética. Pegaram um fiapo condutor e estragaram tudo com uma direção frouxa e nada cuidadosa com os detalhes, situações inverossímeis, adição de personagens sem pé nem cabeça e umas Tarantinadas aqui e ali. Até uma alusão ao clássico Scarface tiveram a ousadia de tentar. Uma colcha de retalhos mal costurada.

No cinema americano, Isis já estaria bombando

Para a produção, Brasília só tinha maconheiro fumando capim o dia inteiro. Apagaram qualquer referência à ditadura militar e a tentativa de cooptar João de Santo Cristo para ataques terroristas. O episódio da Rockonha foi totalmente desvirtuado. O próprio diretor já vinha dando entrevistas - um festival de asneiras - avisando que o filme não era a história da música. Patético!

O melhor do filme

Ressalva precisa ser feita ao trabalho do ator Fabrício Boliveira, que faz João de Santo Cristo, e a belíssima e talentosa atriz Isis Valverde, que interpreta Maria Lúcia. Essa moça nasceu para ser diva. Os dois realmente fizeram um excelente trabalho de atuação. E é só. Esteja onde estiver, tenho certeza que Renato Russo não está satisfeito com a lambança. A menos que seja grande fã da Isis, não recomendo a ninguém que gaste tempo e dinheiro com esse filme. Nem o trailer colocarei, porque é enganador.

Nenhum comentário: