quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pudim de Arroz Arbóreo com Mel e Laranja e a 2ª Reunião da Trincheira da Resistência no Bunker de Clara


Ricardo Icassatti Hermano

A Trincheira da Resistência fez sua segunda reunião extraordinária na noite de ontem. O local previamente acertado foi o bunker da jornalista Clara Favilla, uma casa belíssima e tremendamente aconchegante. Marcaram presença as beldades Leda Flora, Leda Berlim, Candida Bittencourt e Little Mary, além da anfitriã, é claro.

Foi uma noite de aprendizado para mim. Aprendi com a Leda Flora um molho novo, simples e saboroso para pasta, como recomenda a boa gastronomia. Excesso de ingredientes não resultam obrigatoriamente em um bom prato. Junte e bata num liquidificador, suco de limão, azeite, salsa, cebolinha, sal e umas raspadas de Noz Moscada. Cozinhe a pasta al dente - no nosso caso foi penne - e misture com o molho. Pronto!

Vocês não imaginam como essa pasta ficou boa : )

Mas, a cozinha de Clara Favilla se assemelha muito em alguns pontos com a cozinha de Little Mary. As duas chamam suas facas pelos nomes de Ray Charles e Stevie Wonder. Como se vê, entendem tudo sobre afazeres domésticos. Utensílios básicos, como um espremedor de laranja e limão, simplesmente inexistem. E aí eu entrei pelo cano. Único homem na casa, fui obrigado a arregaçar as mangas e fazer as vezes de espremedor ...

No longo bate papo que adentrou a madrugada, aprendi com as meninas que as fontes de informação podem ser aquelas que a gente menos espera e conversamos bastante sobre as eleições e os descalabros dos últimos dias. Dentre eles a revelação do real projeto de poder do PT, pelo nefasto chefe de quadrilha José Dirceu. Leia no link abaixo a íntegra da palestra que o trevoso deu ontem (14) a sindicalistas em Salvador.


Analisamos o cenário político e me atrevi a prever que o Lula havia dado um tiro no pé ao pregar, a extirpação do partido Democratas (DEM). Dias antes, havia debatido com o colega jornalista e amigo de longa data Eli Peixeira, justamente sobre a extinção natural de alguns partidos. O futuro aponta para a existência de apenas dois grandes partidos e alguns pequenos tradicionais renitentes, que não morrerão tão cedo, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Assim como as empresas, que para não desaparecer se fundem, os partidos não são diferentes.

Ao ir à casa do adversário, ofendê-lo e pregar a sua morte, Lula deu sobrevida ao DEM. Os catarinenses, por mais que possam não gostar do DEM - e não é o caso, pois o candidato Raimundo Colombo está liderando folgado a disputa -, não aceitarão jamais que um "forasteiro" destrate um dos seus daquela maneira. Com isso, acabou de afundar também a candidatura do seu partido, a ainda senadora Ideli Salvatti. Registre-se que ela não saiu em defesa dos seus conterrâneos.

A isso, o falecido coronel Antonio Carlos Magalhães, popularmente conhecido como ACM, chamava de "baianidade". Para ele, essa "baianidade" estava acima de qualquer disputa política e qualquer ataque a um baiano era ferozmente revidado por ACM. Por isso, ele convivia harmoniosamente com todas as colorações partidárias baianas. Acredito que o povo catarinense entende esse sentimento também.

Como eu disse às meninas, Lula estava há tempos chamando todo mundo pra porrada e esticando a cordinha. Uma hora alguém iria se cansar de tanta "valentia" e toparia a briga. Quem fala o que quer, ouve o que não quer, já diz o ditado popular. E Lula acabou ouvindo o conselho de evitar o consumo - sempre exagerado - de bebidas alcoólicas antes de subir nos palanques ... Nada melhor para garantir a sobrevivência de um partido do que uma boa briga, porque aglutina, emociona, envolve, motiva.

Além da pasta, que abriu os trabalhos da noite, a metida Clara Favilla exibiu sua musculatura culinária oferecendo aos convivas uma Paella maravilhosa. E a noite correu suave com o vinho que corria generosamente. Foi uma noite memorável e serviu como um "até logo" a Clara Favilla, que sai de cena por breves três meses. Vai rever sua querida Itália junto com a amada filha e leva na mochila a caneca personalizada do Café & Conversa.

Clara garante que passou a tarde inteira preparando essa delícia ...

Há meses venho alertando para as nuvens negras no horizonte. A coisa não melhorou desde então e a situação chegou a tal ponto que foi preciso criar a Trincheira da Resistência. Vamos decidir muito mais que uns cargos nas próximas eleições. Vamos decidir sobre a liberdade que conquistamos com sangue, suor e lágrimas.

Deveríamos ter museus que mostrassem a história recente, a ditadura e a atuação dos atuais "políticos" naquela época. Esses museus deveriam reproduzir as prisões e salas de tortura para que os jovens profissionais de hoje entendam o que é não ter liberdade para valorizá-la. O maior crime da sociedade brasileira foi não manter viva essa memória.

Dito isso, vamos a mais uma receita com arroz, o ingrediente da Resistência.

Pudim de Arroz Arbóreo com Mel e Laranja
4 porções

Ingredientes

- 1/2 xícara de arroz arbóreo
- 3 xícaras de leite
- Cascas de duas laranjas cortadas em uma longa fita
- 1 xícara de creme de leite
- 1/4 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de mel
- 1 ovo grande
- 1 gema de ovo
- 1/2 colher chá de extrato de baunilha
- 1/4 colher chá de sal

Preparo

Em banho-maria, misture 2 1/2 xícaras de leite, o arroz e a casca de uma laranja. Tampe o vasilhame que estiver utilizando e deixe cozinhar por 50-60 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o arroz esteja macio e a maioria do líquido tenha sido absorvida. Retire a casca de laranja e reserve o arroz.

Bata o açúcar, o mel, o ovo e a gema. Reserve

Numa panela pequena de molho, aqueça o creme de leite com a 1/2 xícara de leite restante e a casca da outra laranja, até o início da fervura. Adicione lentamente essa mistura de leite à mistura de açúcar mel e ovos, misturando sempre.

Retorne a mistura à panela de molho e, em fogo MÉDIO, cozinhe mexendo sempre até que engrosse (deixa uma camada nas costas da colher). Retire e imediatamente junte ao arroz. Descarte a casca de laranja. Adicione o extrato de baunilha e o sal e misture bem.

Deixe esfriar e leve à geladeira em vasilhame fechado. Antes de servir, decore com geleia, cascas de laranja confit e/ou castanhas moídas.

Nóis é pobre, mas não é de espírito ...

Nenhum comentário: