quarta-feira, 24 de novembro de 2010

2º Prato do Cardápio para Ceia de Natal do Café & Conversa


Ricardo Icassatti Hermano

A exemplo do que sempre fazemos quando alguma ocasião festiva se aproxima, o seu blog predileto não pisa na bola, não dá chabu e te salva das encrencas e roubadas. Por isso, resolvemos sair em socorro das nossas leitoras desesperadas com a responsabilidade de servir uma ceia de Natal para a sua família e possíveis agregados.

Como diziam os Titãs nos bons tempos: "Família, família/ cachorro, gato, galinha/ Família, família/ Papai, mamãe, titia/ Família, família/ Vovô, vovó, sobrinha ..." Aproveita e vai ouvindo a música enquanto cozinha.




Mas, não há motivo para ansiedade. Seus problemas acabaram de encontrar a solução. Trouxemos para você o segundo prato do exclusivo, famoso e patenteado Cardápio para Ceia de Natal do Café & Conversa. Isso é melhor que as famigeradas Facas Ginzu 2000.

Em vez de lutar com um Peru ou encher de Coca Cola um Tender, vamos de Paleta de Porco inteira com o osso. A carne é muito mais saborosa e aprecia o cozimento lento. Portanto, você pode colocar no forno e deixar assando por horas, enquanto se dedica ao restante da ceia. A carne ficará tão macia, tão tenra, tão saborosa, tão perfumada, tão gostosa quanto você : )

Eu sei, a sua sogra gorda vai chiar, vai dizer que está fazendo dieta, que precisa perder três quilos e toda aquela lamentação. Mas, assim mesmo ela vai devorar esse prato. Pense da seguinte maneira: você vai ter que dormir com ela? Então pare de se preocupar com as celulites dela. Procure acrescentar algumas naquela sua concunhada vagaba ...

Vamos à receita do site Epicurious, que segue o padrão Café & Conversa de ousadia criativa. Outros pratos virão. Aguarde e confie.

Paleta de Porco com Chocolate e Temperos
8 porções

Ingredientes do Tempero para Esfregar

- 1/2 colher sopa de pimenta branca em grãos
- 1/2 colher sopa de sementes de coentro
- 2 colheres sops + 3/4 colher chá de canela em pó
- 2 colheres sopa de sal grosso
- 1 colher sopa + 2 1/4 colheres chá de chocolate em pó sem açúcar
- 1 colher chá de noz moscada moída na hora
- 1/2 colher chá de alho amassado

Ingredientes da Paleta e Cebolas
- 6 colheres sopa de azeite extra virgem
- 1,8 kg de cebolas finamente fatiadas
- 1 1/2 colher sopa de sálvia fresca picada
- 1 1/2 xícara de água
- 6,8 kg de Paleta com osso

Preparo do Tempero para Esfregar

Numa pequena frigideira, sobre fogo MÉDIO, coloque os grãos de pimenta branca e as sementes de coentro. Agite por cerca de 5 minutos até que escureçam. Transfira para um moedor e moa bem fino. Coloque esse pó numa tigela (bowl) e misture com os demais ingredientes. Pode ser feito com uma semana de antecedência. Basta cobrir e deixar em temperatura ambiente.

Preparo da Paleta e Cebolas

Em fogo MÉDIO, aqueça o azeite numa panela grande. Adicione as cebolas e a sálvia. Tempere com sal e pimenta do reino. Refogue por 10 minutos. Adicione 1 1/2 xícaras de água; tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que as cebolas estejam macias. Destampe e continue cozinhando até que as cebolas comecem a dourar e a água tenha evaporado, cerca de 30 minutos.

En quanto isso, pré-aqueça o forno a 150º. Espalhe o Tempero para Esfregar numa grande e larga folha de alumínio. Role a Paleta no tempero, esfregando e pressionando com as mãos para grudar bem na carne. Coloque a Paleta num rack dentro de uma forma. Cubra a Paleta com 1/3 das cebolas e espalhe o restante ao redor.

Leve ao forno e asse por 3 horas, mexendo ocasionalmente. As cebolas devem ficar na cor marrom escuro. Retire as cebolas e transfira para uma tigela (bowl) média. Continue assando a Paleta por mais 2 1/2 horas, até que fique bem macio. Se tiver um termômetro culinário, enfie até o centro da Paleta. A temperatura deverá ser de 74º.

Retire a Paleta do forno e transfira para o prato onde será servida. Reaqueça as cebolas e corrija o tempero. Espalhe sobre a Paleta.

Nada de fios de ovos e cerejas em calda

Nenhum comentário: