sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia Nacional do Café

Ricardo Icassatti Hermano

Hoje é o Dia Nacional do Café. Nos três anos e quatro meses de existência deste blog, falei muito sobre culinária, cinema, música, besteirol, literatura e das observações que faço da vida e das pessoas. Em todos esses momentos, o café esteve presente. Tenho certeza que se você prestar atenção, verá que o café está presente em quase tudo na sua vida também.

Vem aí os tais grandes torneios de futebol e cada brasileiro tem opiniões, sugestões e críticas a fazer sobre a seleção, o técnico, as estratégias de jogo, os estádios super faturados etc. Mas, pouquíssimos brasileiros têm conhecimento e opinião sobre o café que toma todos os dias. Para a maioria, o café é apenas bom ou ruim. Isso no país que é o maior produtor de café do mundo e só perde para os Estados Unidos no consumo. 

Sabemos tudo sobre corrupção, Mensalão, Rosemary, Erenice, mas desconhecemos a variedade de maneiras e equipamentos para fazer um simples café coado. Adoramos "celebridades", conhecemos todos os nomes do lutadores do UFC, mas desconhecemos quais são as regiões do Brasil que produzem o melhor café. Felizmente, aplaudimos a honestidade do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, mas bebemos o café mais corrompido do planeta.

O café moído barato nas prateleiras dos mercados é, via de regra, alguma coisa parecida com café, mas um exame rápido vai mostrar que é uma mistura de várias outros produtos e lixo. Ali tem milho, soja, cascas, gravetos, folhas etc. Depois de muito torrado e moído para esconder a mistura, ainda prevalece o odor do café. Assim, fomos enganados por quase um século e nos acostumamos a tomar um café de péssima qualidade.

Esse café ruim nos levou a adicionar açúcar para podermos engolir aquela água escura. Um café especial - essa é a classificação que se dá ao café de qualidade -, não precisa de mais nada além de água sem cloro. Por possuir uma enorme quantidade de nuances de sabor e aroma, é literalmente um pecado encobri-las com qualquer outra coisa. Portanto, não custa nada repetirmos bons conselhos.

- Compre café em grão, pois você poderá ver o que está levando para casa;
- Cheque se a embalagem traz todas as informações sobre o tipo do café, origem e data de torra. Lembre-se que o café é um alimento perecível e, depois de torrado, mantém suas qualidades por no máximo 30 dias. Depois de moído, esse prazo cai para minutos;
- Invista num moedor caseiro, pelo mesmo motivo citado acima;
- Use água mineral sem cloro e, se possível, do tipo "leve" com poucos sais minerais;
- Experimente os vários tipos de extração e escolha aquele que mais gostar. Treine bastante e se torne especialista nele. Esse ritual vai te fazer tão bem quanto o café;
- Moderação. A cafeína é uma substância que atua sobre o sistema nervoso. Três a quatro xícaras por dia não fazem mal a um adulto saudável. Encontre o seu limite. Crianças podem tomar café, mas em quantidade bem menor.
- Frequente cafeterias que utilizem bons cafés. Converse com o Barista e aprenda tudo o que puder sobre o que está bebendo. Há bons livros no mercado também.
- Visite todos os dias o blog Café & Conversa e fique sabendo mais ainda sobre essa bebida fantástica e, de lambuja, sobre culinária, cinema, música, besteirol, literatura e das observações que faço da vida e das pessoas. 

2 comentários:

Sprovieri disse...

"Café" é um tema tão prazeroso... Será mesmo interessante tratar paralelamente a este tema, a nauseante e indigesta política? Na minha opinião, como leitora assídua do blog, seria melhor "café", apenas "café"!
Beijos, caríssimos!

Café & Conversa disse...

Minha cara Sprovieri,

Assim como acreditamos que o café é parte essencial da nossa vida e da vida deste blog, a política também o é. Bem como tudo o mais que compõe qualquer permanência inteligente neste planeta. Afinal de contas, quando nos sentamos para conversar acompanhados de uma xícara de bom café, a política certamente estará entre os temas abordados. Sem censura ou alienação.

Obrigado pela sua participação.

Abraço

Café & Conversa