quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Qualidade também é saúde

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Leitor nos pergunta: por que é importante saber a origem do café que toma? 
 
A qualidade envolve diversos fatores em todas as etapas de produção. Café é um alimento que passa por um processo, começando na lavoura e terminando na torrefação. Depois disso, os grãos ainda terão que ser moídos antes de receberem um banho de água quente. Saber o que acontece em cada etapa, garante que não estamos ingerindo algo que nos fará mal, ou se fizer, teremos as condições para chegar à causa. É o caso da informação sobre a origem, que nos remete à fazenda onde o café foi cultivado. Se a informação for bem completa, podemos chegar até quase ao pé daqueles grãos.
 
Nos últimos dias, procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) vistoriaram fazendas de café da região de Marília (SP) e encontraram várias irregularidades, como falta de equipamentos de proteção individual, o armazenamento inadequado de embalagens de agrotóxicos e um tanque de óleo diesel usado para o abastecimento dos tratores que não poderia estar armazenado no local. . Essas irregularidades podem levar a uma contaminação do café e a sérios problemas de saúde, tanto dos trabalhadores quando dos consumidores. Esse também é um dos motivos pelos quais está crescendo a preferência por cafés orgânicos.
 
Como se trata de produto perecível, outras informações são tão importantes quanto a procedência. Uma delas é a data de torra. O café tem vida curta devido à oxidação. Depois de torrado, aroma e sabor se mantêm por cerca de 20 dias. Depois de moído, uns 30 minutos. Depois de coado, alguns segundos. Depois desses intervalos de tempo, o café começa a presentar sabor e aroma químico, amargo. Por mais qualidade que tenha um grão, a oxidação  acaba vencendo. 
 

Nenhum comentário: