sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Radionovela ajuda cafeicultores

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Uma ideia bacana merece ser divulgada. Especialmente quando envolve um dos nossos veículos prediletos, o rádio. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e o Programa Cooperativo Regional para Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (Promecafé) criaram uma radionovela com seis capítulos para ajudar no combate ao fungo roya, causador da ferrugem nos cafezais da América Central. 

O pessoal da TV Mamulengo divulga o trabalho deles, pelas ruas de Recife.
Nós, poderemos usar o rádio para combater pragas que dão no café
A radionovela se chama Alderedor de uma taza de café (em torno de uma xícara de café) e ao longo dos episódios a fictícia família Martinez vai relatando como viu seus cafezais serem atingidos pelo fungo. A cada capítulo, os cafeicultores vão sendo orientados sobre a importância de boas práticas para combater a doença e manter o cafezal produtivo. O programa foi idealizado como alternativa para chegar aos pequenos produtores, que ainda tem o rádio como principal meio de informação, e é distribuído gratuitamente às emissoras. 

Embora não tenha sido contabilizado a quantidade de emissoras que já transmitiram a radionovela, é sabido que Honduras e El Salvador registraram grande audiência. A ferrugem tem atingido cafezais de vários países da América Central e, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), é o pior caso de contaminação por fungo roya desde sua descoberta, na década de 70.



Nenhum comentário: