segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Café não pode estressar

Ricardo Icassatti Hermano

Quando ouvi falar que existe uma cafeteira com WI-FI pensei com meus botões: "o mundo enlouqueceu". Porque tecnologia agregada às nossas vidas é ótimo, desde que não seja mais uma fonte de stress. Por isso que muita traquitana inventada para supostamente nos ajudar, nunca vingou. A marca da cafeteira é Smarter, uma gracinha com a palavra "smart" (esperto, em inglês), custa US$ 150 e vem com um aplicativo para iOS e Android que possibilita operar a máquina à distância. 

Cafeteira WI-FI com aplicativo ...

Pensando um pouco sobre o assunto, essa cafeteira não ajuda em nada a ninguém. Vejamos, você ainda terá que abastecer a máquina com água e café em grão - ela tem moedor. Além disso, deve ter permanentemente uma caneca ou xícara posicionada para receber o café. A cada vez que usar a máquina, você terá que verificar se todas essas necessidades da máquina estão atendidas. 

O fabricante usa como grande trunfo a possibilidade de programar, através do aplicativo em seu smartphone, a máquina para fazer o café antes de você acordar. Imagine se você esqueceu de colocar a caneca no lugar ... ou se dormir um pouco mais. Não encontro uma vantagem sequer nessa cafeteira. Vejo apenas uma tecnologia mal empregada, o WI-FI, pois presta um desserviço e no final das contas dá mais trabalho. Se alguém realmente tiver pressa e não se incomoda muito com a qualidade do café, uma Nespresso faz mais bonito que a Smart.

A graça do bom café está no rito da sua preparação. E você gastará apenas alguns poucos minutos do seu dia. Garanto que serão minutos prazerosos porque há uma certa magia em fazer o seu próprio café. Cada etapa tem seus perfumes, suas cores, até chegar ao sabor final. 

Talvez o fabricante esteja querendo disputar o nicho de mercado dos nerds enlouquecidos, que não se importam com a utilidade das coisas, apenas com a tecnologia envolvida. Mas aí, esses consumidores não estão interessados no café também, querem apenas ver a máquina funcionando. Um tremendo desperdício de tempo. O tempo que a Smarter promete economizar. 

Nenhum comentário: