segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arroz de China Pobre e a Revolução Farroupilha


Ricardo Icassatti Hermano

Hoje, os gaúchos comemoram o 175º aniversário da declaração de independência da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que deu início à chamada Revolução Farroupilha, ou ainda Guerra dos Farrapos. Um belo movimento de caráter republicano e de resistência à monarquia, o governo imperial do Brasil, corrupto e abusado.

Tela "Carga de Cavalaria Farroupilha", de Guilherme Litran (1893)

Embora não tivesse, originalmente, intenção separatista, a revolução acabou por inspirar movimentos separatistas em outras províncias brasileiras. Foi o caso da revolução chamada Sabinada, na Bahia em 1837, e a Revolução Liberal, em São Paulo em 1842.

A Revolução Farroupilha, por sua vez, foi inspirada pela Guerra de Independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova República do Rio da Prata, alem de províncias argentinas independentes como Corrientes e Santa Fé. O movimento chegou a se expandir para Laguna, onde foi proclamada a República Juliana, e Lages no planalto catarinense.

Tela "A Batalha dos Farrapos", de Wasth Rodrigues

Como sempre, a razão principal de qualquer guerra é a economia. Desde a independência do Brasil, o Sul vinha se queixando de ficar relegado a produzir para o mercado interno, basicamente charque e couro. Enquanto isso, o Sudeste e o Nordeste se dedicavam a produzir ouro, café e açúcar para exportação e enriqueciam.

Cheios da grana, os "empresários" do Sudeste e do Nordeste passaram a importar charque da Argentina e do Uruguai. O charque gaúcho não conseguia competir com o produto importado, devido à pesada tributação e a um câmbio supervalorizado. Parece familiar? É que pouca coisa mudou desde então.

Farrapos ou Farroupilhas era o termo pejorativo com que eram chamados os sul-riograndenses vinculados ao Partido Liberal, que fazia oposição radical ao governo imperial. Dentro do partido, ainda se destacavam os chamados Jurujubas. Oriundo do Parlamento Imperial, o termo acabou sendo adotado pelos próprios revolucionários. Estes, por sua vez, chamavam de Caramurus ou Camelos os parlamentares do Partido Restaurador.

A Revolução Farroupilha serviu como um grande guarda-chuva para todas as causas da época, abrigando de produtores rurais insatisfeitos, escravos em busca de liberdade e defensores da democracia sob o regime republicano. O movimento teve como líderes Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente de Fontoura, Pedro Boticário, Davi Canabarro, Afonso José de Almeida Corte Real, Teixeira Nunes, Vicente Ferrer de Almeida e José Mariano de Matos, dentre outros.

Retrato de Bento Gonçalves, autor desconhecido, século XIX

Minha amiga gaúcha @Daniela_Miller está feliz hoje. O seu querido Grêmio desencantou e ganhou de goleada (3 X 0) do Avaí. Ela deve estar na rede, com as belas pernas para cima, aproveitando o feriado no Rio Grande do Sul e se recuperando da churrascada de ontem na inauguração do apartamento do primo.

E a receita de hoje na Trincheira da Resistência não é o Arroz Carreteiro. Essa já saiu no post sobre as Diretas Já. Encontrei uma outra receita da culinária gaúcha que me atraiu pelo nome exótico e original.

Aproveito até para homenagear o amigo Zé Ramos, nordestino de boa cepa, que recentemente revelou um lado, digamos, pouco republicano ao exaltar o hábito de algumas pessoas que adoram sentar no colo de uma certa autoridade ... "coisa boa", "colo paterno", classificou. Bah guri!!! Resista!!! Vamos à receita.

Arroz de China Pobre

Ingredientes

- 500 g de arroz
- 500 g de linguiça
- 600 ml de água quente
- 30 ml de óleo
- Sal a gosto

Preparo

Cortar a linguiça em rodelas grossas e dourar em óleo quente. Acrescentar o arroz, mexendo bem. Adicionar a água. Provar e verificar o tempero. Se desejar, acrescentar pimenta. Tampar a panela e abaixar o fogo.

Quando a água secar, estará pronto. O arroz pode ser servido com salsa, cebolinha e ovos cozidos bem picados.

Harmoniza com chimarrão.

Água, arroz e linguiça. Tri-Legal Tchê!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Faça as contas:
2010 - 1835 = 175

Café & Conversa disse...

Caro Anônimo,

É o sono ... (rs)

Obrigado pela correção : )

Abraço

Café & Conversa