domingo, 26 de setembro de 2010

O Café da Manhã da Fellini Caffè, finalmente!


Ricardo Icassatti Hermano

Domingão preguiçoso. Calor e secura acima da minha paciência ... Mas, sempre há motivos para alegria. A cafeteria Fellini Caffè (SCLS 104 Bloco "B" loja 1, fone: 3223-1333) iniciou o serviço de café-da-manhã somente aos domingos, que a clientela e nós aqui do Café & Conversa vínhamos cobrando há algum tempo. Fui conferir junto com meu filhote Xanxão. Pablo e Aline foram para o churrasco na casa do sogrão e o Rato ... dormindo, é claro.

Fellini Caffè, agora serve café-da-manhã aos domingos, das 9h até 13h

O café-da-manhã ainda não é um brunch, mas dá para dispensar o almoço, pois vai de 9h às 13h. Com cardápio diferenciado e específico, as opções são bem variadas. São três opcões com uma estrutura básica contendo salada de frutas com iogurte e granola, pães, manteiga, geleia, bolo, bebida quente e suco de fruta a escolher. Cada opção traz alguns pratos diferentes, como ovos en cocotte com azeite trufado, crepes, queijos e salmão defumado.

Houve uma nítida e benvinda preocupação em oferecer um cardápio saudável e com baixíssimo teor de gordura. Por exemplo, não há uma fritura sequer. Nada de bacon, salsicha, linguiça, ovos mexidos e outros famosos entupidores de artérias.

Outra preocupação louvável foi a manteiga pré-amolecida. Lidar com manteiga congelada num domingo de manhã é sempre um pé no saco ... A geleia também se destacou pelo baixo teor de açúcar, realçando o sabor da amora, mais cítrico. Perfeito e o Xanxão elogiou. Coisa rara.

Tenho como regra que o primeiro dia de uma nova atividade não serve como parâmetro para uma avaliação. É mais um teste para mapear erros e acertos e preparar as mudanças necessárias. Mas, a Moema Dourado, proprietária do estabelecimento, me disse que conta com a opinião do Café & Conversa. Então vamos lá.

O serviço estava atencioso como sempre, até um pouco acima da média. Isso mostra o comprometimento da equipe com o acerto. Todos querem que o café-da-manhã continue e faça sucesso. Inclusive nós : )

A principal observação que fazemos é que a entrega dos pratos à mesa seja feita de maneira compassada. A cada prato consumido, o seguinte é servido. Poderia até oferecer ao cliente a opção de escolher a ordem de chegada dos pratos.

O café-da-manhã começou assim e ...

O nosso café-da-manhã foi servido todo de uma vez. Assim, tivemos que comer a salada de frutas rapidamente para que o cappuccino não esfriasse demais e por aí vai. Essa refeição, num domingo, deve ser feita com mais vagar e até uma certa preguiça.

... rapidamente ficou congestionado. E ainda faltavam os bolos.

Sentimos falta da banana na salada de frutas, ingrediente tradicional aqui em terras brasileiras. Também faltou ajustar o cardápio às condições meteorológicas. Com o calor e a secura, talvez fosse melhor servir água gelada, copo com gelo, limonada suíça e/ou adicionar sorvete à salada de frutas no lugar do iogurte. A cestinha de pães poderia ser maior e mais sortida. Pessoalmente, adoraria um mingau de aveia.

De resto, o café-da-manhã da Fellini não decepcionou. As quantidades estavam de bom tamanho, com exceção do crepe, muito pequeno e sem o molho Pesto, prometido. O cappuccino estava magnificamente delicioso, os bolos estavam soberbos e o ambiente arejado estava bastante confortável. Xanxão e eu pudemos conversar tranquilamente sobre a Trincheira da Resistência e os editoriais do Estadão e da Folha. A música erudita caiu muito bem para o horário, mas eu não acharia ruim ouvir bons Cajun, Zydeco e Bayou : ).

Ainda tivemos a felicidade de encontrar lá também tomando seu desejum, a chef Cordon Bleu Adriana Nasser, querendo passar incógnita. Estragamos logo o seu disfarce. Ela nos contou que recentemente esteve a trabalho na Região Norte e experimentou uma iguaria local, que ela chama de "molusco" e eu chamo de "verme": oTuru.

O Turu é considerado uma iguaria afrodisíaca no Norte

O animal, que parece uma minhoca albina com uns 20 cm de comprimento e um dedo de largura, vive no interior de troncos apodrecidos e pode ser comido ainda vivo ou cozido, na forma de um caldo.

Você encara um caldo de Turu?

Adriana garante que degustou as duas versões e que nos enviará um texto contando a experiência, bem como as fotos comprovadoras de tamanha valentia. Estamos aguardando. Ou na versão gerúndio de telemarketing, "estaremos aguardando" ...

3 comentários:

Estação Doce Maria disse...

Adoro pratos afrodisíacos, eu encaro! ^^)

Café & Conversa disse...

Olha, Estação Doce Maria,

Eu ainda prefiro ovo de codorna ou licor de jurubeba ... (rs)

Ricardo Icassatti Hermano

Adriana Nasser disse...

Ricardo querido, segunda te mando o texto sem falta!!!

Quanto ao café do Fellini, tb gostei muito. E estou com seu filho: a geleia de frutas vermelhas foi o destaque do café da manhã.