sábado, 16 de outubro de 2010

A Música do Dia - O Pau Que Dá Cavaco - João Luiz Corrêa




Romoaldo de Souza

Aí! Um bom achado! Estava navegando na internet, procurando uma música do cantor fluminense César Costa Filho, uma composição dele com Paulo César Pinheiro, "Irerê", e por causa do cruzamento de dados, eis que encontro o cantor gaúcho João Luiz Corrêa.

Corria o ano de 1990, quando o encontrei em Lages, Santa Catarina, depois de um vendaval que destruiu mais de 50 casas. Eu tinha ido ao Oeste catarinense, a serviço. Trabalhava à época, numa ONG da Igreja Católica.

Aquele gaúcho, jovem, idealista, contou que vivia "recolhendo" músicas pelo interior do Sul do país. Os mais diferentes fandangos encantavam João Luiz Corrêa.

- Acho que isso nunca vai me dá dinheiro suficiente para viver, mas que dá um prazer, isso dá - argumentava.

Deu prazer e dinheiro. Passados 20 anos, eis que encontro na internet João Luiz Corrêa cantando "O Pau Que Dá Cavaco", composição de Tio Nanato e dele, que acabou sendo gravado por muita gente da música regional.

- Graças a Deus, Tchê, está me dando uns cobres - alegra-se o fandangueiro que já havia passado antes pelo "Vozes do Vento" e acabou "apeando" no Grupo Campeirismo, atualmente um dos mais renomados do cancioneiro gaúcho.

Agora, "O Pau Que Dá Cavaco" é uma composição cheia de "pegadinhas", de trocadilhos e de palavras de duplo sentido. E mais, de regionalismos. Tente descobri-los e tenha um ótimo fim de semana.

O Pau Que Dá Cavaco
Tio Nanato/João Luiz Corrêa

Xica manica, fia do véio Vadico
Morena retaca dessas de peito de bico
Mandou dizer que quer bater um papo comigoE eu que conheço o artigo me deu um crique no caco

Tomei um banho, resquetei bem as melenas
Vou mostrar prá esta morena quem tem mais força no taco

Tomei um banho, resquetei bem as melenas
Vou mostrar pra esta morena quem tem mais força no taco

Me vou de bico, viro a mico e a macaco
E vou mostrar prá xica véia
Qual é o pau que dá cavaco

Me vou de bico, viro a mico e a macaco
E vou mostrar prá xica véia
Qual é o pau que dá cavaco

Agarrei ela e saimo saracoteando
E a marvada me apertando, roncando que nem tatua

Eu agarrado, mordendo e rangindo os dente
Fiquei sem modo de gente nos braços dessa xirua

Ficou nervosa e ferveu a chocolateira
Me deu uma tremedeira e chamei a xica na pua

Ficou nervosa e ferveu a chocolateira
Me deu uma tremedeira e chamei a xica na pua

Me vou de bico, viro a mico e a macaco
E vou mostrar prá xica véia
Qual é o pau que dá cavaco

Me vou de bico, viro a mico e a macaco
E vou mostrar prá xica véia
Qual é o pau que dá cavaco

No fim das contas, nós os dois amarrotados
E o taréquinho domado amanheceu bem delgadinho

Perdi o rabicho e me arrebentou a barrigueira
E o bichinho bagaceira acordou de madrugadinha

Coisa daninha como a xica se boleia
Me mordendo as oreia, eu na dela e ela na minha

Coisa daninha como a xica se boleia
Me mordendo as oreia, eu na dela e ela na minha

Me vou de bico, viro a mico e a macaca
E vou mostrar prá xica véia
Qual é o pau que dá cavaco

Me vou de bico, viro a mico e a macaco
E vou mostrar prá xica véia
Qual é o pau que dá cavaco






Nenhum comentário: