quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Manhã perfeita com o pessoal da Diletto


Ricardo Icassatti Hermano

Sabe como se passa uma manhã ideal? Tomando café de um excelente grão, feito por um barista profissional e conversando com quem entende de café. Desde que entrei de cabeça nesse universo do café, já tive algumas dessas manhãs sensacionais.

Essa semana, tivemos o privilégio de outra manhã regada a café de excelente qualidade e muita conversa com quem entende do mercado de máquinas para café. Romoaldo e eu fomos convidados para uma degustação do Café Octavio na empresa Diletto, que aluga e vende máquinas italianas de café e outras bebidas quentes, além das chamadas vending machines, aquelas com sanduíches, snacks variados, chocolates etc.

Começar um dia assim é bom demais

Fomos recebidos pelo proprietário, Eduardo Torminn, e pelo gerente comercial Jeder Queiroz, que nos apresentaram a variedade de máquinas de café da linha profissional La Spaziale e da linha doméstica com várias marcas. A empresa está muito bem instalada (SIA Sul Quadra SC Lote 23 - fone: 3349-6060) em prédio próprio e tem filial em Goiânia.

Jeder mostra máquina futurista de café

Após um tour pelas instalações, fomos ao que interessa: a degustação. Embora o foco da Diletto esteja nas máquinas, eles também abastecem de café os seus clientes que não queiram se dar ao trabalho de pesquisar outras marcas. Mas, eles deixaram bem claro que os clientes são livres para escolher o café que prefiram.

Romoaldo explica como se faz café no meio de um rally

A Diletto também entrou na era do automatismo, mas já percebeu que essa onda não chegará jamais às boas cafeterias. O Barismo continuará mandando nesse segmento. As máquinas super automáticas terão seu espaço, mas não será num atelier de arte, como é o caso das cafeterias. Ali o que conta é a habilidade do barista em conseguir tirar o máximo do grão e da máquina com que trabalha.

Parece um computador e é, mas só faz café

Para nós, apreciadores de bons cafés, não chega a ser uma revelação, mas não deixa de ser um alívio saber que os consumidores brasileiros estão começando a entender as diferenças e a apreciar a experiência de tomar um espresso extraído da maneira correta e num ambiente bacana.

Um dos vários ristrettos perfeitos que degustamos

As horas e os espressos - curtos e ristrettos - passaram voando. Graças às competentes mãos do barista Marco Antonio Costa de Carvalho (que está precisando urgentemente criar um nome artístico), a conversa fluiu e foi das mais agradáveis, com uma troca preciosa de informações.

Carvalho mandou bem nos espressos

Mais uma manhã perfeita para o Café & Conversa. Até porque descobrimos que o pessoal da Diletto é fã do blog e estava acompanhando apreensivamente o desenrolar da estória do Zeca.

2 comentários:

Mariane Carvalho disse...

Sou suspeita a falar mas esse meu irmao me enche de orgulho!!!te amo
bjs Mariane Carvalho

Romoaldo de Souza disse...

Bom profissional, certamente!
Ah, Mariane, não esqueça de tornar-se nossa seguidora, também no twitter.

www.twitter.com/cafeconversa