domingo, 24 de fevereiro de 2013

A medida segura do café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Uma pergunta frequente dos nossos leitores tem sido sobre a quantidade segura de café que se pode tomar diariamente. Primeiro é preciso explicar que a cafeína é que deve ter o consumo controlado e essa substância está presente em vários produtos além do café: chocolate, chás, refrigerantes, guaraná e bebidas energéticas.

Bebida em excesso, a cafeína pode matar. Foi o que aconteceu em 2010 com Michael Lee Bedford, um britânico de 23 anos que morreu após consumir o equivalente a 70 latas de energético ingerindo colheradas de pó de cafeína. No ano passado, nos Estados Unidos, cinco mortes foram atribuídas ao energético Monster Energy, que responde a processos judiciais, e outras 13 mortes e mais 33 hospitalizações estão sendo ligadas ao energético 5-Hour Energy Shots.

Mas, não precisa se preocupar, pois seria muito difícil morrer de overdose de cafeína apenas tomando café. Uma dose letal de cafeína equivale a 10 gramas, ou o equivalente a quase 5 litros de café ou 100 xícaras consumidas em pouco tempo. 

É difícil estabelecer um limite diário de consumo com precisão, porque cada organismo elimina a cafeína de maneiras e em velocidades diferentes. As variações são resultado de diferenças genéticas, sexo, e até mesmo se uma pessoa é fumante. O certo mesmo é que algumas xícaras de café - quatro a cinco - por dia não matam ninguém que já não tenha algum problema grave de saúde. 

A ressalva fica para as mulheres grávidas, que não devem consumir café ou cafeína. Pesquisas científicas recentes revelaram que o consumo alto de cafeína por grávidas está ligado ao maior risco de aborto ou de ter um bebê abaixo do peso ideal. Bom mesmo é ser sensato e consumir tudo - não apenas cafeína - com moderação. 

Nenhum comentário: