terça-feira, 11 de junho de 2013

Café, Gente e Papos Bacanas: Um lobo carioca chega a Brasília

Ricardo Icassatti Hermano

Além do clima perfeito para um passeio de moto, o domingão agradável reservava boas surpresas. O cafeicultor Hugo Wolff nos aguardava na cafeteria Objeto Encontrado (SCLN 102) para uma apresentação-degustação dos produtos que levam a sua marca, Wolff Café, e uma boa conversa sobre o mundo do café.

Suas duas fazendas, Portal da Serra e Guanabara, estão localizadas no Sul de Minas Gerais, no município de Ibiraci, e somam 83 mil pés de café do tipo Arábica e nas variedades Mundo Novo, Catuaí Vermelho, Paraíso e Catiguá MG1. Essa última passou por um melhoramento genético feito pela EPAMIG, para resistir às doenças. Hoje, as fazendas entregam 850 sacas de 60 kg por ano.

As fazendas

Não bastasse isso, Hugo Wolff é um pesquisador da cafeicultura e de todos os aspectos que envolvam o preparo do café. Reportamos em primeira mão aqui no blog uma das suas criações: o coador de seda. Ele nos contou que se inspirou em um saquinho de chá feito com a fibra, que conheceu em uma das suas viagens pelo mundo. E, para mim parece ser a solução definitiva para o debate entre coador de pano e de papel.

Hugo e seus fantásticos coadores de seda. A funerária ao fundo é só para lembrar a nossa transitoriedade nesse mundo : )

A seda é uma fibra produzida por uma lagarta que se alimenta apenas de folhas de framboesa. Como não é um pano e, obviamente, não é papel, a seda não absorve os óleos onde estão o aroma e o sabor do café. O ganho vai direto para as nossas xícaras e canecas. A seda também não passa por processos químicos - desde que não seja colorida, estampada etc. - e, por isso, não deixa resíduos. A trama da seda é finíssima e não deixa passar qualquer resíduo de pó.

Preparativos para a degustação

Na apresentação, Hugo trouxe outra novidade: um filtro para a cafeteira Aeropress. Pronto, agora posso usar a minha.  Mas, como numa propaganda das facas Ginsu, ainda não terminou. O pesquisador Hugo estudou os porta-filtros e descobriu que o formato cônico leva a uma super filtragem do pó de café que fica na parte mais baixa do filtro. Solução? Os porta-filtros deveriam ser cilíndricos, com o filtro fazendo uma pequena bolsa no fundo. E a Aeropress se presta perfeitamente a esse papel. 

As feras!!!

Mas, o assunto é café e a degustação nos revelou um produto extremamente versátil. Dependendo do modo de extração, o Wolff Café apresenta características diferentes. Algumas, claro, permanecem e atestam a qualidade geral do grão, como a doçura por exemplo. Conforme o método utilizado, a doçura se apresenta de imediato ou no retrogosto. E permanece por um longo tempo.

E não parava de chegar gente. Até clientes se juntaram a nós.
Todo mundo querendo saber mais sobre café.

Frutas vermelhas, baunilha, chocolate, maior ou menor acidez, variam e se intercalam. Mas, a suavidade é perene, atravessa qualquer experiência. E nós fizemos muitas. É um café muito bom, delicioso mesmo, secado em terreiros suspensos, permitindo que a secagem aconteça com temperaturas menores e por mais tempo. Com isso, as boas características ganharam intensidade.  Hugo agora é fornecedor oficial da Objeto Encontrado. 

Bebel e sua Lena criando suspense, poderia estrear a qualquer momento. Estamos aguardando a feliz notícia : )

A apresentação-degustação contou a história das fazendas que se mistura com a história da família Wolff. Em sua incansável busca por conhecimento e qualidade, Hugo agora está investindo no reflorestamento das suas propriedades. As matas estão retornando junto com o café sombreado e ele já conseguiu uma certificação internacional.

Café Wolff agora é na Objeto Encontrado

Hugo também se preocupa com a valorização do campo e, baseado em sua experiência, está montando um modelo de negócio para pequenos produtores, que será fornecido gratuitamente aos interessados. 

- O produtor precisa aprender a avaliar o seu produto. Precisamos difundir cada vez mais o conceito do consumo com consciência para manter a cafeicultura sustentável - afirmou. 

Um comentário:

Osvaldo disse...

A palestra foi muito boa!!! Confesso que não sabia o que era café-rsrs E adorei. O público foi muito participativo e ainda ganhei um livro no final da Bebel, proprietária do Objeto Encontrado. Tarde perfeita!!! O Hugo tem que voltar e ensinar mais, bem como trazer mais do seu café!!! Aproveitando, gostaria de elogia o blog. Muito bacana!!!