quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Enviada especial degusta café e revela segredo sobre Romeu & Julieta

Clara Favilla 
Enviada Especial à Itália

Amo a Itália, país que sabe não só mostrar como também esconder belezas e delícias. Como se delas tivesse ciúmes. Como para colocar à prova o viajante que só chega até elas guiados pelos deuses da sorte ou mapa bem traçado por mão amiga. Foi assim que cheguei ao Café Pigafetta, uma das jóias de Vicenza, cidade do Veneto que mais  concentra, em seu centro histórico e arredores, obras primas do arquiteto renascentista Palladio. 

Uma cafeteria cheia de história

Vicenza fica pertinho de Veneza, Padova e Verona, com quem tem rivalidade secular. São as colinas de Vicenza, não as de Verona, que abrigam o verdadeiros castelos das famílias de Romeu e Julieta. Trata-se, sei, de motivo simplista para explicar a rivalidade latente entre as duas cidades, mas certamente o mais pitoresco. Fiquemos nele para que este post não alce voos além do nosso foco principal: o Café.


Mamma Mia!

Pois bem, o Caffè Pigafetta não fica na grandiosa Piazza dei Signore, a da Basilica e da Logia del Capitaniato, projetos de Palladio, que se materializaram ali no Século 16 e por isso são catalogadas como do período mais tardio do Renascimento. Fica perto, na esquina, sem letreiros vistosos, de uma rua de charme com palazzos de antigas famílias vicentinas, inclusive a de Pigafetta, que se tornou herói da cidade por ter feito a primeira viagem de circunavegação ao mundo, sob o comando do navegador português Fernão de Magalhães. 

Ô inveja!

O vicentino Pigafetta pagou do próprio bolso a honra de acompanhar Magalhães e foi um dos 18 entre mais de 200 marinheiros a retornar vivo, depois da série de reveses que fazem parte da grandeza da célebre viagem. Magalhães não retornou para contar a história de descobertas e maravilhas, mas Pigafetta sim e ,por ser estudioso de cartografia, fauna e flora, fez cuidadoso relato de viagem, além de ter registrado uma das línguas faladas nas Filipinas.

Futebol e café, dupla imbatível

Então, não é por mero acaso, mas destino,  o endereço do Pigafetta. O Café também tem o mistério, o prazer, o ânimo das grandes viagens. E, como Magalhães e Pigafetta, também cumpre rotas incessantes de circunavegações pelo mundo. Ao entrar no pequeno e aconchegante salão deste Caffè vicentino,  somos imediatamente brindados por possibilidades de aromas e sabores surpreendentes. Em atividade desde 1974, O Caffè apresenta  seleção de  matérias-primas decorrente do conhecimento e experiência acumulados pelos seus proprietários e gerentes.

 Boa variedade de cafés de muitos países

O Pigafetta, além de atender a fiel clientela, que lá vai pra encontros com amigos em torno de xícaras fumegantes de café, é a única importadora e distribuidora de Vicenza de algumas das melhores variedades do produto em todo o mundo. E o melhor, além de provar e comprovar, também é possível levar para fazer em casa. A  seleção inclui testes de sabor dos grãos de café verdes, que determinam o grau de excelência exigido.

Clara Favilla, a brava repórter exploradora de cafeterias italianas,
degusta um café com creme de amêndoas só para nos matar de inveja

Então amigos, coloquem no seus roteiros por Vicenza, tempo de degustação no Pigafetta porque é uma oportunidade bastante única de viagem pelo mundo do café. Também há degustação de chás, outra bebida viajante, mas que não é tema deste postAs variedades de café gourmet foram criados por Luigi Schirato , gerente do Pigafetta, e sua esposa Carla Filippin. Veja o que está disponível pra você e quando estiver por aqui, aproveite!

Pigafetta Top
Mistura de 10 tipos de café puro arábica com um aroma inconfundível , ligeiramente doce.

Golden Pigafetta
Mistura de café arábica superiores ; aroma intenso, doce sabor , baixo teor de cafeína (100% arábica ).

Victoria
Mistura de café encorpado , rico, picante e aromática (100% arábica ).

Napolitana
Blend selecionado de variedades brasileiras de café torrado Africano Santos com a maneira italiana (90% a 10% Arábica Robusta ).

Achocolatada
Blend encorpado, harmonioso, achocolatado e doce  (100% arábica ).

Vicenza
Mistura encorpada, gosto muito rico, ideal para jantares elegantes.

Quênia
Sabor forte e aroma delicioso, ideal para pessoas que gostam de mordida ( 100% arábica ).

Santos
Mistura equilibrada, encorpada, aroma intenso ( 100% arábica ).

Colômbia
Mistura muito aromática com tons de salgado (100% arábica ).

Americano
Mistura ideal para o café da manhã , doce suave baixo teor de cafeína  (100% arábica ).

Iêmen do Norte
Café puro , rico sabor, levemente achocolatado , suave e penetrante (100% arábica ).

Descafeinado
Mistura de alta qualidade que representa a nata de descafeinado no mercado.

Nenhum comentário: