quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sua mãe tinha razão, para tudo tem hora

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Já imaginou, você querendo tomar um café
e seu relógio biológico dizendo não?!?
Lembra quando sua mãe, suas avós, tias, professoras, diziam que para tudo nessa vida tem hora? Pois a ciência acaba de provar que aquela "chatice" da infância é a mais pura verdade. Até mesmo para tomar café tem hora. Esqueça o tema da Vila Sésamo: "todo dia é dia, toda hora é hora". Os seres vivos são regidos por ciclos circadianos, o popular relógio biológico, que nos diz quando é hora de dormir, comer, transar etc.

Através dos hormônios, esses ciclos circadianos também regulam o comportamento do nosso organismo e como qualquer substância vai agir em nosso corpo, como por exemplo a cafeína. Em determinados horários, nosso organismo produz muito cortisol, hormônio relacionado ao estresse e que nos deixa num estado de alerta. O café, que causa esse mesmo efeito, se for tomado num desses horários não vai fazer a menor diferença. É como se o organismo criasse uma resistência à cafeína, já que ela não é necessária.


Os melhores horários para tomar café são aqueles em que os níveis de cortisol no corpo estão em baixa: entre 8h e 9h da manhã; 12h e 13h; e 17h30 e 18h30. Em qualquer outra hora (por exemplo, às 10h ou às 14h), aumentam as chances de sentir e aproveitar os efeitos da cafeína.


Nenhum comentário: