segunda-feira, 28 de julho de 2014

E a borra de café?

Preocupada com o meio ambiente, Dona Neuza que trabalha em uma repartição pública, contabiliza mais de 10 quilos de pó de café todo mês jogado no lixo. Com pena do descarte, ela pergunta se existe alguma forma de reaproveitar a borra de café. 
(Foto: Cultura Mix)

Além de delicioso, o café também é um ótimo fertilizante para a terra, pois torna o solo mais fértil, rico em nutrientes, contribuindo para o bom desenvolvimento das plantas. Porém ao utilizar a borra de café como fertilizante são necessários alguns cuidados. Antes de jogar diretamente na planta, é aconselhável misturar junto a borra, outros fertilizantes como adubos, esterco de animais ou então cascas de frutas e legumes triturados.
 

Jogando a borra diretamente no solo, o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, fazendo assim, com que ela perca sua função de fertilizante. Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café protege, pois é um grande repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas e também elimina bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo.




Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais
Instagram
Twitter
Facebook




























Nenhum comentário: