domingo, 24 de outubro de 2010

Suplicy, sem renda mínima ...


Ricardo Icassatti Hermano

Brasília já começa a ter disputa de excelentes cafés. Há exatamente uma semana e três dias está funcionando a pleno vapor a cafeteria Suplicy, que veio de São Paulo e desembarcou no também novíssimo Shopping Iguatemi, logo ali no Lago Norte. E não trouxe apenas os seus grãos especiais. Trouxe também um novo patamar de qualidade e profissionalismo. Seja Benvinda : )

Mais do que café, um novo parâmetro de atendimento ao cliente

A dupla Jorge Roxo e Camila Roxo, pai e filha, conseguiu uma espécie diferente de franquia, o licenciamento da marca. Com isso, poderão disponibilizar a parte de alimentação com produtos locais, sem seguir um menu imposto pelo franqueador. Também reproduzem o bom exemplo da matriz vendendo cafeteiras Moka e French Press e outros produtos da fabricante italiana Bialetti.

Fazendo jus ao sobrenome, Jorge ficou "roxo" na hora da foto

O foco da cafeteria é todo voltado para o café. Tanto é que o espresso é acompanhado apenas e exclusivamente da porção de água com gás, sem o tradicional docinho no pires. Confesso que nunca entendi - e nem comi - aquele docinho, que acaba comprometendo o paladar.

Os cafés são divididos por região de origem e por nível de torra. Assim, temos o Sul de Minas nas versões de torra média e clara, e o Cerrado Mineiro com torra escura. Ainda há o café descafeinado, para quem não quer ou não pode ingerir cafeína.

A Suplicy lembra cafeterias de New York e Paris

Nessas duas semanas, o pessoal da cafeteria recebeu treinamento/acompanhamento constante do Barista André Fabbri, que recebeu o título de "Melhor Cappuccino" no mais recente Campeonato Brasileiro de Barismo. E ele é barista há apenas quatro anos. Saindo a regulamentação da profissão, que tem duas propostas tramitando no Senado e na Câmara dos Deputados, finalmente o Barismo poderá ser visto como uma opção de carreira profissional e não apenas como um bico passageiro.

Mas, conversando com Jorge e Camila, ficamos sabendo que a Suplicy funcionará no horário do shopping, das 10h às 22h. O formato de quiosque, segundo eles, é o que mais dá certo, porque chama mais atenção que uma loja. Os sons e os cheiros são atrativos naturais. Além da cor rosa, é claro. E o conforto não foi esquecido.

A Suplicy ocupa um bom espaço, mas algo me diz que
logo logo vão precisar de mais

Eles também nos garantiram que em poucos dias disponibilizarão WiFi. As tomadas elétricas já estão instaladas e os proprietários querem que a Suplicy seja vista como um local onde se pode sentar com o laptop e trabalhar, fazer uma reunião de negócios, conversar ou simplesmente relaxar desfrutando dos cafés, das guloseimas e da ambientação. Acho que o Romoaldo vai gostar dessa.

E o pessoal não para um minuto sequer

A cafeteria ainda tem revistas variadas para leitura, uma área com sofazão, e vende o café que serve, em grãos e em pó, para os clientes que quiserem estender a experiência e o prazer de um bom café até suas próprias casas. Chegam ao capricho de moer os grãos desde a finíssima moagem turca até a moagem para uso na French Press. Apesar do nome, também não há o risco de ouvir os discursos sem fim e sonolentos do senador ... Não tem jeito de sair insatisfeito da Suplicy.

Experimentei o espresso com grão Sul de Minas, torra média, e gostei da acidez, da doçura e do retrogosto ou after taste. Não é muito encorpado, mas não é exatamente um defeito. Gostei e quando estiver por aquelas bandas, já sei onde me aboletar. Até porque a Suplicy tem a soda italiana e vende os xaropes também; tem frapês variados, sucos e algo que ainda não experimentei mas já está anotado na caderneta: é o Lacrima, feito com leite vaporizado e salpicado com gotas de crema do espresso ... hummmm!!!

Café especial para ser devidamente apreciado

10 comentários:

Clara Favilla disse...

Só nao gostei do endereço. Café e rua combinam mais.
Beijos

Café & Conversa disse...

Mas, lá tem um jeitão de rua : )

Thays disse...

Gente, eu já falei que leio vcs todo dia? Caso tenha me esquecido, fica aqui o comentário! Adoooro o blog e acabo citando vários trechos no meu. Fui ao Suplicy e gostei muito do atendimento, falta experimentar o cafezinho. Depois deixo minha opinião, ok? Grande abraço!

eva mooer disse...

acabei de ler o texto e estou com muita vontade de tomar um cafezinho, mas se tomar,ficarei acordada a noite inteira.Vou arriscar.Atrativo o lugar.Pena que na minha cidade só em padarias vc saboreia um.
boa noite e um abraço

Café & Conversa disse...

Cara Thays, ficamos muito felizes por tê-la como leitora assídua. Aguardamos a sua opinião sobre o café Suplicy : )

Café & Conversa disse...

Cara Eva,

Na sua cidade você encontra café descafeinado? Com ele você não se preocupa em ficar acordada. Por falar nisso, qual é a sua cidade? Não tem uma cafeteria sequer?

eva mooer disse...

.
Moro em São Pedro,e não temos uma cafeteria,apenas alguns pontos onde se pode tomar um café expresso (padarias).Pena, gostava muito de tomar café em livrarias quando morava em São Paulo.Quem sabe num futuro próximo tenhamos algo parecido com o "SUPLICY".Boa noite.

Café & Conversa disse...

Cara Eva,

Fazemos votos - e figa - para que a sua cidade tenha logo uma boa cafeteria : )

Abraço

Café & Conversa

Anônimo disse...

A cafeteria Suplicy me fez lembrar algumas que conheci na Europa. É só "esquecer" que está em um shopping e imaginar uma calçada. Provei o Lacrima e adorei. Uma delícia que já vale outras visitas. Adoro o blog.
Penha Saviatto, jornalista (ES/DF)

Anônimo disse...

Agora podemos degustar o melhor do café fora de São Paulo. O espaço nos convida para apreciarmos bons momentos de prazer. Gostei do atendimento e do perfume que paira nesse local. Sucesso para todos. Abraços.