sábado, 9 de outubro de 2010

Terremotos, Sermões, Café, Boxe, Filé e Molho de Mostarda


Ricardo Icassatti Hermano

A sexta-feira em Brasília foi cheia de emoções fortes. Primeiro, desde terça-feira estávamos sem o nosso café de todo dia, o Santo Grão Sul de Minas. Alguém pisou na bola, torrou demais os grãos e deixou o país inteiro sem café. Foi difícil acalmar os colegas da firma que já estão definitivamente viciados em bons cafés. Quem mandou ensinar ...

Mas, Romoaldo e eu também sofremos com a falta do café. Felizmente, ele ainda tinha uma dose que matamos na quinta-feira. Mesmo assim, a revolta foi tão grande entre os viciados que apareceu até um terremoto, provocando pânico na cidade. Pelas reações, tudo indica que algumas mulheres sem coração não têm a capacidade de sentir tremores de terra. Mulheres insensíveis.

Felizmente, hoje a Moema da Fellini Caffè me ligou dando a boa notícia: "O seu Sul de Minas chegou. Pode vir buscar". Foi como ver o sol nascer. Respirei aliviado e, assim que abandonei a firma, corri para a Fellini, peguei meio quilo do pó (êpa) e aproveitei para tirar o atraso (ôpa) degustando um cappuccino no capricho. Faz um bem danado à alma : )

Para alimentar lutadores é preciso carboidrato e muita proteína. Então nossa receita de hoje tem que levar os dois ingredientes. Vamos à luta!

Medalhão de Filé Mignon Grelhado ao Molho de Mostarda
3 porções

Ingredientes

- 600 g de Filé Mignon cortado em 3 medalhões
- Sal a gosto
- Pimenta do reino à gosto
- 50 ml de Azeite de oliva

Ingredientes para o molho

- 100 g de Manteiga
- 60 g de Farinha de trigo
- 600 ml de Leite fervido
- 50 g de Mostarda em pasta
- 10 g de Mostarda em grãos
- 50 ml de Creme de leite fresco
- Sal a gosto


Preparo

Limpe o filé e corte em medalhões, tempere com sal e pimenta. Grelhe e reserve.

Faça o molho bechamel. Em fogo brando, derreta a manteiga em uma panela e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar sem adquirir cor até aparecer na superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. Tire a panela do fogo e adicione pouco a pouco o leite, mexendo sem parar com um fouet (batedor de arame) até que os ingredientes estejam completamente incorporados.

Coloque o sal e retorne ao fogo BAIXO, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme. Retire do fogo e junte a mostarda em pasta e a de grãos. Corrija o sal sirva sobre o medalhão. Acompanha risotto ou batatas de forno.

Não tenha medo de afrescalhar o seu medalhão

2 comentários:

Clara Favilla disse...

Muito boa a análise sobre o comportamento da campanha dilmista no primeiro turno: "abusaram das leis, da verdade e da nossa paciência, foram mal-educados, grosseiros..."
Beijos

Café & Conversa disse...

Muito obrigado Clarinha : )

Beijão

Ricardo