terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tabbouleh, a salada refrescante que satisfaz


Ricardo Icassatti Hermano

Hoje daremos continuidade à série de receitas dedicadas ao Verão e às necessidades das nossas leitoras de entrarem em suas calças jeans apertados, shorts minúsculos e biquinis quase inexistentes. Estação solar, colorida e calorenta, o Verão requer comidas leves para manter a saúde e a silhueta duramente conquistada no Inverno. Mas, essas saladas também precisam satisfazer o apetite, encher o bucho, entende?

Nada melhor que as saladas, mas não aquelas só com folhas que nos deixam morrendo de fome. As saladas podem e devem ser mais criativas e apetitosas. Para isso, a fórmula é bem simples: coloque cor na sua salada e algum grão. Pronto? Ainda não. Isso aqui não é um comercial das Facas Ginzu 2000, mas ainda tem mais.

Saladas precisam ter sabor, precisam ser bem temperadas. E ninguém entende mais de temperos e especiarias que os habitantes da parte oriental do planeta. Por isso, fomos buscar uma receita tradicional nas montanhas da Síria e do Líbano. Segundo os Sumérios, foi por ali perto que os Anunaques pegaram uns macacos esquisitos e criaram geneticamente o primeiro homem moderno, um tal de Adão.

Essa salada chamada Tabbouleh, é substancial mas nem tanto. Não dá para ser o único prato de uma refeição. No entanto, é um excelente acompanhamento para uma carne ou um peixe grelhados, podendo até dispensar outras fontes de carboidratos. O Verão também é a temporada do churrasco, das refeições ao ar livre, de usar e abusar do seu espaço gourmet. Jogue fumaça nos seus vizinhos sem medo porque uma hora eles também vão jogar em você.

Amanhã, um grelhado sensacional para acompanhar essa salada. Vamos à receita e bon apetit : )

Tabbouleh

Ingredientes

- 1 xícara de trigo para quibe ou bulgur
- 1 2/3 xícaras de água fervente
- 1/3 xícara de azeite extra virgem
- 1/3 xícara de suco de limão
- 1 xícara de cebolinha picada
- 1 xícara de salsa picada
- 1/4 xícara de hortelã picada
- 3 tomates picados
- 1 pepino cortado em cubos, sem pele e sem sementes
- 1 colher chá de sal
- Pimenta do reino moída na hora

Preparo

Numa tigela, junte o trigo para quibe e a água fervente. Cubra e reserve por 1 hora.

Adicione os demais ingredientes e misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Leve, refrescante e não engorda

Nenhum comentário: