segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reunião de pauta e a peixada que faz mulher desmaiar


Ricardo Icassatti Hermano

No último sábado tivemos reunião de pauta do nosso blog-irmã Café & Veneno. Conforme havíamos combinado, eu faria minha internacionalmente famosa Peixada Siciliana. Dez entre dez top models provaram, aprovaram e amam esse prato, porque é levíssimo, saboroso, afrodisíaco e faz a mulherada desmaiar. Apesar de alguns homens se sentirem tentados, ficou cientificamente comprovado que são naturalmente imunes ao desmaio ... sai pra lá!

Um bom cozinheiro não faz bagunça na cozinha ...

Mas, eis que surge o imponderável, o insuspeito e o surpreendente. Não é que Little Mary, conhecida pelo seu acirradíssimo espírito de competição, resolveu apimentar o almoço lançando um desafio a este humilde cozinheiro. Ela resolveu fazer um prato para disputar a preferência gastronômica do seleto grupo de jornalistas.

... e usa os melhores ingredientes, repare na dançarina de Flamenco do rótulo

Conhecendo seus dotes culinários, aceitei o desafio no ato. Little Mary também é conhecida pelo cuidado que nutre pelas suas duas facas de cozinha, a Stevie Wonder e a Ray Charles ... Tamanha ousadia merecia uma resposta à altura. Ciente da fanfarronice perpetrada, a calejada mulher de imprensa lançou mão de truques tão baixos que fariam políticos corarem de vergonha.

O resultado é essa delícia desmaiante e desfalecente

Little Mary contratou uma ajudante que deixou tudo preparado de véspera. Assim, quando cheguei com os ingredientes e as minhas facas Ginzu 2000, o filé Miau dela já estava temperado, coberto com papel alumínio na travessa e aguardando apenas a hora de ir para o forno. Denunciei imediatamente a falcatrua, uma vez que conheço bem os dotes culinários dela, que são exatamente nenhum! Ela consegue queimar água!

Como sempre, a verdade tarda mas não falha e a justiça vem a cavalo, como no excelente faroeste que assisti no dia seguinte com os filhotes. Mas, esse é outro post para amanhã. No momento, estamos tratando dos golpes baixos de Little Mary para sair vencedora da eleição do melhor prato do dia. Ela só faltou comprar votos.

Assim que viu a rapidez e precisão com que preparei os ingredientes, cortando cebolas, pimentões e tomates, marinando as postas de robalo, picando alho e refogando com azeite de oliva espanhol extra virgem, a matreira mulher de imprensa correu para acender o forno e começar a assar o filé Miau. Clica daqui, acende fósforo dali e nada. A desafiadora e ousada "chef" Little Mary não sabia sequer acender o próprio forno ...

Meu esforço culinário foi reconhecido por Clara Favilla,
que me presenteou com esta belíssima bandeja de café

Foi preciso se socorrer com a irmã que lhe enviou ajuda técnica e profissional para que o filé Miau finalmente saísse do estado sangrento em que se encontrava. Mas, aí já era tarde. A Peixada Siciliana já estava aquecendo em fogo alto na panela de barro. Logo os aromas sutis e desmaiantes dominaram o ambiente. Basta ver a comparação fotográfica logo abaixo.

Vejam o colorido da Peixada e o marrom do filé Miau

Claro que a Peixada Siciliana venceu com folga o pretenso duelo. Mas, o que importa mesmo é que nos divertimos um bocado. É fato que Little Mary não sabe cozinhar, porém é uma magnífica anfitriã.

Após o lauto almoço, uma brainstorm teve início no jardim e pipocaram várias e divertidíssimas pautas para o Café & Veneno. Aguardem ... Em seguida, a Peixada Siciliana provocou os primeiros desmaios. Ainda bem que as meninas estavam todas sentadas. A essa altura, você já está mordendo o cotovelo de tanta curiosidade para saber qual é o segredo da Peixada Siciliana. Eu vou revelar.

Uma dose reforçada de Boa Noite Cinderela ...

Para encerrar a tarde, café Bourbon Vermelho da Grenat Cafés Especiais,

2 comentários:

Juliana disse...

Não fui convidada... Snif! =(

Café & Conversa disse...

Juju, não fique triste. Era uma reunião de trabalho ... (rs)