quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Salmão Marinado e Grelhado

Ricardo Icassatti Hermano

Continuo em dívida com vocês, leitoras e leitores. Mas, o ganha-pão tem preferência e neste final-início de ano tivemos muito trabalho na área política. Eleições e posses sem a tal participação popular tomaram nosso tempo. Mas, agora tudo volta ao normal e com muitas novidades. Aguardem.

De popular na posse, só tinha ele.
Todo mundo queria tirar uma foto ao lado dele

Para hoje, vou cumprir a promessa feita na semana passada. Trago uma receita bem simples e deliciosa para acompanhar aquela refrescante salada Tabbouleh. Sou fã dos peixes de mar e são a cara do Verão. Estamos na época das refeições leves ao ar livre e peixe tem tudo a ver, além de ser saudável.

Todo mundo mesmo, né Juju?

Assim, aproveite a sua churrasqueira ou a dos amigos para fugir um pouco daquele churrasco pesado, salgado demais e nada saudável, para grelhar um belo filé de salmão com todas aquelas gorduras boas para o seu coração. Falando em coração, cuide bem dele não apenas com comidas saudáveis, mas com bons sentimentos também. Sempre : )

Good feelings : )

Como você já deve estar babando, vamos à receita.

Salmão Marinado e Grelhado

Ingredientes

- 1 filé de salmão com a pele (250 g por pessoa)
- Óleo de Canola ou de uvas

Marinada Básica

- 3/4 xícara de molho de soja
- 4 dentes de alho amassados

Preparo

Misture os ingredientes da marinada.

Corte o filé de salmão na quantidade desejada. Coloque os pedaços num saco plástico do tipo ZipLoc. Adicione o líquido da marinada e deixe na geladeira por até 2 horas, no máximo. Enquanto isso, vá beber uma cerveja e bater um papo.

Retire o salmão do saco plástico e descarte o líquido da marinada.

Coloque uma chapa para grelhar sobre a churrasqueira ou no fogão com fogo ALTO. A chapa precisa estar bem quente para evitar que o salmão grude nela. Pincele óleo nos dois lados dos filés e coloque primeiro a parte sem pele sobre a chapa para ficar com aquelas marcas bacanas. Grelhe por 1 a 3 minutos, dependendo da grossura dos filés.

Quando a carne estiver com uma fina camada opaca, vire cuidadosamente os filés e coloque-os mais distante (na lateral da chapa) do fogo. Se estiver no fogão, baixe o fogo para MÉDIO. Cozinhe por mais 2 a 5 minutos. Quando o salmão estiver totalmente opaco, está pronto para servir. Enjoy!

Decore com cebolinhas, salsa, coentro ou outra erva que goste

3 comentários:

Juliana disse...

Kkkkkkkk SENSACIONAL!!!! Acho que eu faço mais sucesso aqui que o abestado, não??? Rsrs. Adorei!!!
Beijos, queridissimos!

Café & Conversa disse...

Querida Juju,

Aqui no blog, você fará sucesso sempre : )

Beijão!

A Redação

Juliana disse...

Assim eu fico me achando... Rs.
Beijos, queridissimos!