domingo, 20 de março de 2011

Mea Culpa, Mea Culpa, Mea Maxima Culpa ...


Ricardo Icassatti Hermano

"A culpa disso tudo aqui é de vocês". (Rodrigo Menezes Ramos)

Esse foi o maior cumprimento ou elogio que o blog Café & Conversa já recebeu em seu pouco tempo de vida. E reconhecemos com muito orgulho que a culpa é nossa mesmo. Nossas leitoras e leitores devem estar um pouco confusos nesse momento. Mas, não se preocupem que eu vou explicar tudo.

No início do ano passado, tomamos conhecimento de uma máquina profissional de espresso chamada SLAYER. Seus fabricantes, três jovens extremamente criativos, apaixonados por café e pelo Barismo - Eric Perkunder, Dan Urwiler e Devin Walker - se propuseram o desafio de criar a máquina de espresso perfeita lá em Seattle, nos Estados Unidos.

Os geniais criadores e sua criatura

Passamos a acompanhar as notícias desde o lançamento da máquina em 2009, na feira especializada Specialty Coffee Association of America (SCAA 2009). Foi um sucesso instantâneo e os nossos posts a respeito acabaram chamando a atenção de um outro grupo de jovens empreendedores igualmente apaixonados pelo café, bem aqui ao lado em Goiânia e fora do eixo Minas-São Paulo.

Eles já atuavam no mercado gastronômico com a lanchonete/restaurante Tribo do Açaí. Mas, queriam expandir seus negócios nessa área e voar um pouco mais alto. Queriam montar uma cafeteria dedicada exclusivamente aos cafés especiais.

O primeiro passo foi procurar informações na internet e o Google lhes apontou o Café & Conversa. Aqui conheceram a SLAYER e assistiram o vídeo dela funcionando na SCAA 2009. Foi amor à primeira vista, nos contou um daqueles jovens, o Rodrigo Menezes Ramos.

Rodrigo nos explicando como o Café & Conversa mudou sua vida

Daí em diante, teve início uma verdadeira epopeia. Resolveram montar o Ateliê do Grão (Rua 36, nº 354, Setor Marista). Fizeram cursos de Barismo, Provador e Coffee Hunter. Entraram em contato com os fabricantes da máquina e viajaram para a SCAA 2010 em cima do laço. O Rodrigo (que também é amigo do Wilsinho e do Bocão) conseguiu passaporte e visto em tempo recorde e conseguiu viajar.

"O dente do Bocão tinha caído dentro do snorkel ..."

Comprou a SLAYER sem saber que ainda teria de aguardar três meses para que fosse montada. Desconfiado, pegou o dinheiro que tinha no bolso e deu como entrada para garantir o negócio. Voltou para o Brasil e se dedicou aos cursos necessários, à procura de consultoria especializada, à caça dos grãos especiais e à montagem do Ateliê do Grão. Voltou a Seattle e trouxe a máquina para Goiânia.

"Quando abrimos a caixa, parecíamos crianças", revelou emocionado

Ousadia e coragem são adjetivos que não conseguem retratar com fidelidade o que esses caras fizeram. De um post do Café & Conversa criaram uma cafeteria que não faz feio em lugar nenhum do mundo. Investiram pesado e o bom gosto em tudo é o que se percebe logo de cara. O foco definitivamente é o café. E o grão é tratado com o devido respeito.

Ateliê do Grão poderia estar em New York, Roma, Paris, Londres, fácil fácil

E tem mais. Eles ainda compraram um moedor Versalab e estão aguardando a chegada de um torrador, cujo nome não anotei ... Vão torrar o próprio café porque desejam ter o efetivo controle da qualidade daquilo que servem. Esse pessoal vai longe. Mas, o importante é que eles se dedicaram com afinco à seleção de excelentes grãos. Afinal, não adianta ter máquinas caras e maravilhosas se o grão não é bom.

Até o moedor é bacana

No Ateliê do Grão você vai encontrar os seguintes cafés:

- Blend Ateliê - Composto de cafés Catuaí 99 e Vermelho 144 da região do Cerrado Mineiro, produzidos em Monte Carmelo e Unaí, em Minas Gerais;

- Chapadão de Ferro Natural - Café Mundo Novo, cultivado a 1260 metros de altitude na fazenda de mesmo nome, em Patrocínio/MG. O diferencial fica por conta do solo vulcânico da região;

- Chapadão de Ferro Cereja Descascada - Café Mundo Novo da mesma origem acima, mas com tratamento diferente na despolpação dos grãos;

- Grand Cru Vulcano Cereja Descascada - Mesma origem acima.

- Grand Cru Umami - Café do tipo Obatã cultivado a 480 metros de altitude na Fazenda Califórnia, em Jacarezinho/PR. Segundo especialistas, Umami é o nome dado por cientistas japoneses para o chamado "quinto sabor" básico, além dos outro quatro: doce, salgado, amargo e ácido. Umami pode ser traduzido como "delicioso" ou "saboroso".

Cafés especiais cuidadosamente selecionados e bem tratados

A equipe também mereceu atenção especial, que não se resume ao belo uniforme. Todos, vou repetir, todos os funcionários do Ateliê do Grão fizeram curso de Barista. Qualquer um deles está habilitado a pilotar a SLAYER e tirar deliciosos espressos. Investimento na qualificação profissional é essencial e poucos empresários do ramo se dão conta disso.

Magdiel e Jessica, garotada competente e motivada

Outro ponto que considero o mais importante, é o resultado final na xícara. Afinal, se o cliente não gostar do que está bebendo, o investimento vai por água abaixo. A satisfação do cliente é que vai garantir a continuidade do negócio. E nisso o Ateliê do Grão também acertou. Inclusive tomando o cuidado de elaborar um blend adequado a quem está fazendo a transição entre o café ruim que sempre tomou e o café especial.

Esse foi apenas um dos muitos "resultados na xícara" que tomei

Dito isso, um dia entramos em contato através do Twitter com aquela rapaziada. Soubemos da compra da SLAYER e ficamos aguardando a oportunidade para irmos até Goiânia e conhecermos a maravilha tecnológica. E o dia chegou. No sábado, fomos até lá. Inclusive, demos carona para Little Mary, que morre de medo de avião e cancelou a passagem quando soube que iríamos de carro.

Os criadores dessa beleza trabalharam na customização
de motos tipo chopper. Daí esse visual agressivo e heavy metal.
O pessoal do Ateliê do Grão mandou fazer essa pintura
numa oficina de Harley Davidson. É mole?

Por dentro, o chassi e a distribuição dos componentes
seguem a engenharia motociclística. Parece até coisa da NASA ...

Fomos super bem recebidos pelo Rodrigo, que fez questão de não apenas nos mostrar todos os detalhes da SLAYER e do moedor Versalab (veja abaixo o vídeo sobre este revolucionário moedor), como também manifestou toda a sua emoção em nos conhecer pessoalmente. Além de nos "afogar" em café.

Os goianos podem se orgulhar de ter uma cafeteria desse porte

Para nós, foi um privilégio ter podido ajudar em alguma coisa gente que, como nós, é apaixonada por café. Nossa intenção sempre foi, é e será ver o setor de cafeterias crescer e o café se tornar um assunto tão íntimo dos brasileiros como é o futebol.

Passando por Goiânia, não deixe de conhecer
o Ateliê do Grão. Você não vai se arrepender

Foi um dia realmente especial e como o Rodrigo está indo para a SCAA 2011, já o elegemos Correspondente Especial e Internacional do Café & Conversa. Aguardem muitas novidades desse universo apaixonante do café. Nós já estamos esfregando as mãos.



6 comentários:

Rodrigo Ramos disse...

Ricardo,

Não somos merecedores de tanta gentileza e generosidade.

Somos apenas iniciantes nesse meio apaixonante que é o café.

Esperamos que cada vez consigamos melhorar, e agradar aos nossos padrinhos de Slayer e do playlist que toca na cafeteria.

Tenho certeza que vou curtir muito a função de correspondente na SCAA!!!

Obrigado pela visita!

Cássio disse...

Pô mas vocês sacanearam legal com a gente. Encheu nossas bocas mas esqueceu de fornecer o endereço da cafeteria. Ficaremos no aguardo. Só para constar, o Tocantins é leitor e fâ desse site. Abraços, Cássio.

Café & Conversa disse...

Cássio,

Você tem toda razão. Já colocamos o endereço para ninguém se perder em Goiânia : )

Abraço

Anônimo disse...

Hummm deu vontade de tomar esse café!
Bom post Ricardo.

Eduardo - Diletto Café disse...

Ricardo,

Eu visitei há alguns meses o Ateliê e fiquei impressionado pelo ambiente e o espresso servido. Não há em Goiânia nada igual.

Rodrigo, meus parabéns!!

Anônimo disse...

Realmente.....