sexta-feira, 20 de julho de 2012

Café, amigos e purê de batata com café

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Há exatos 43 anos, a nave Apolo 11 chegava à Lua e os cosmonautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisaram na superfície do nosso satélite. Para marcar esse feito memorável do homem na Lua, o médico argentino Enrique Febraro teve a iniciativa de criar essa data. O dia da amizade. 

Assim é o café, agregador. Amigo. Para comemorar essa data, temos uma receita de purê de batata com café, das nossas amigas do blog Mexido de Ideias.  


Junto com o trigo, o milho e o arroz, a batata é um dos mais importantes alimentos da humanidade, pois é o que dá a maior quantidade de nutrientes e de refeições por hectare plantado. Purê de batatas é uma famosa comfort food, termo em inglês utilizado para classificar o tipo de comida que imediatamente resgata a sensação de conforto que nos preenchia na infância.

O professor Evandro Morello, das faculdades Icesp/Promov, 
à direita, um novo amigo do blog. O mais recente 
ganhador da caneca do Café & Conversa   

As meninas do site Mexido de Ideias descobriram uma receita de purê de batatas que leva café. Confira aí.

Ingredientes
- 4 batatas grandes cozidas com casca
- 50g de manteiga
- 1 xícara de café espresso ou coado bem forte
- 1 copo de creme de leite fresco
- Pimenta do reino e sal
- Grãos de café para enfeitar ou uma colher de chá de café solúvel

Modo de Preparo
Descasque as batatas ainda quentes e passe-as no processador ou espremedor. Coloque-a espremida numa panela. Adicione manteiga, sal, pimenta e o creme de leite. Mexer sempre enquanto estiver cozinhando em fogo médio. Adicione o café e continue misturando.

Misture muito bem até todos os ingredientes ficarem completamente misturados de forma uniforme. Se quiser, coloque uma colher de chá de café instantâneo ou grãos de café no final. Dica: cozinhe as batatas com a casca, pois elas conservam melhor o sabor e não ficam aguadas.

Nenhum comentário: