segunda-feira, 23 de julho de 2012

Café, gastronomia e turismo

Ricardo Icassati Hermano e Romoaldo de Souza

Todas as manhãs aqui na CBN Recife, elogiamos as qualidades do café. Mas, também elogiamos as iniciativas que valorizam o café e trazem outros ganhos a todos. É o caso da terceira edição do Gastronomia com Café, de 16 a 20 de julho, em Londrina, no Paraná.

O evento foi realizado no laboratório de gastronomia da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e tem como objetivo inserir o café na gastronomia londrinense e nos atrativos da Rota do Café. Participam desse esforço restaurantes, bares, cafeterias, hotéis e propriedades rurais. A Rota do Café é um roteiro turístico que envolve 16 municípios da região norte do Paraná, que é produtora de café.

A caneca do Café & Conversa já tem feito a parte que a ela tocou. Aqui, mesmo, nessa foto do amigo Léo Lima ela toma sol na praia de Tambaú, em Joao Pessoa, na Paraíba 

Utilizar o café em pratos salgados e em sobremesas está se tornando um hábito dos londrinenses. Cada vez mais, estabelecimentos da cidade investem em menus diferenciados, nos quais o grão é o destaque. A prática é incentivada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o apoio de Sebrae/PR.



 


Bem que Pernambuco poderia implantar um projeto semelhante para desenvolver o setor cafeeeiro, que já produz um dos melhores cafés do país.

Nenhum comentário: