domingo, 3 de fevereiro de 2013

Barista é "ocupação". Ainda não é profissão.

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Divulgação de notícias é trabalho de imensa responsabilidade. As notícias balizam a vida de bilhões de pessoas planeta afora. Uma notícia errada pode causar desde pequenos transtornos até enormes tragédias. Por isso, é recomendável semper utilizar fontes confiáveis e checar várias vezes com outras fontes se aquela informação é real.

Ontem mesmo, uma notícia equivocada provocou uma avalanche de e-mails aqui na nossa redação. Eram baristas que haviam lido em algum lugar que o seu ofício agora era profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Eles queriam saber porque não havíamos dado a novidade em primeira mão.

Fomos atrás da tal notícia, publicada na versão on line do Diário do Pará e que afirmava logo no título que Barista agora é profissão. Levamos um susto. Afinal, acompanhamos desde o início o projeto de lei que regulamenta a profissão e se encontra parado numa comissão da Câmara dos Deputados. Após leitura atenta, vimos que o MTE classificou o Barista como ocupação em sua Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Conforme o próprio Ministério:

"A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores, e levada à sanção do Presidente da República."

Essa classificação do MTE pode até ajudar, mas não cria a profissão de barista. Essa prerrogativa é do Congresso Nacional. Estamos de olho e qualquer novidade nessa área, pode ter certeza, você encontrará primeiro aqui no Café & Conversa.

3 comentários:

criacao de sites disse...

Muito bom o blog. Achei interessante o conteúdo.

Anônimo disse...

Porque as cafeterias cobram o mesmo preco para um cafe expresso tirado com filtro de 01 bico, mais forte e mais cremoso, e um cafe tirado com filtro de 02 bicos, mais fraco e menos cremoso, devido a adicao de mais agua?

Café & Conversa disse...

A máquina profissional de espresso pode utilizar um grupo com duas saídas sem prejudicar a qualidade do café. A máquina é feita para isso. Se o seu espresso sair "aguado", devolva e peça outro porque o erro é do barista.

Abraço

Café & Conversa