quinta-feira, 7 de março de 2013

Cientista quer mais controle sobre cafeína

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

O estudo de Jack James aponta risco
a quem toma refrigerante ou bebidas
energéticas. Já sobre o café...
Escute o podcast. Aperte o play
O Dr. Jack James, coordenador de uma pesquisa sobre cafeína e chefe do Departamento de Psicologia da Universidade de Reykjavik, na Islândia, lançou um alerta: a cafeína é um produto tão perigoso e está sendo consumida em quantidades tão altas, que deveria ser proibida para crianças, regulamentada por lei e taxada como as bebidas alcoólicas. 


Mas, não há motivo para deixar de tomar o seu café diário. A cafeína a que o Dr, Jack James se refere é aquela artificial adicionada a refrigerantes, bebidas energéticas, alcoólicas e medicamentos. O médico observou que, enquanto alguns países europeus e escandinavos estão regulamentando e restringindo a venda dessas bebidas, a maioria dos países, como Inglaterra e Estados Unidos, ainda não atentaram para o problema.

O médico citou resultados de estudos anteriores que ligaram o consumo de cafeína pelas crianças à tendência ao uso de drogas e consumo abusivo de álcool. Ele assinalou que as pessoas estão consumindo inconscientemente cada vez mais a cafeína, com efeitos nocivos para a saúde e para a sociedade. Nos últimos anos, mais mortes precoces tem sido associadas ao consumo excessivo de bebidas energéticas. 

Nenhum comentário: