quinta-feira, 7 de março de 2013

Gemada da vovó

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Vocês já devem conhecer o significado do termo em inglês "Comfort Food". É o nome que os americanos deram àquelas comidas que, por nos remeterem às lembranças mais gostosas da infância, nos confortam a alma nos momentos difíceis. Todo mundo tem uma, ou várias, guardadas na memória emocional. São comidas que eram feitas por nossas mães, tias, avós, especialmente para as crianças.


Isso me lembrou o tempo em que eu era criança pequena. Quando eu ficava doente, jururu, encostado nos cantos com uma fraqueza nas pernas, minha avó logo botava a mão na minha testa para ver se eu tinha febre. Depois rumava para a cozinha, onde preparava uma gemada caprichada, batida dentro do copo com um garfo. Hoje em dia, essa mulherada de academia não aguenta bater uma gemada.



Além do amor incondicional da minha avó, o segredo daquela gemada era um ingrediente extra, uma dose de café. Minha avó me mandava tomar um banho e ir para a cama, onde recebia uma massagem com Vick Vaporub, no peito e nas costas. Só depois disso é que eu podia me deleitar com a minha gemada. Saudade da minha avó ... Anote aí a receita.

Gemada com Café 

- 1 copo americano de leite fervente
- 1 gema de ovo
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- 1/2 xícara pequena de café
- Canela em pó a gosto

Preparo

Em um copo, bata a gema com o açúcar até que a mistura fique quase branca e sem o cheiro do ovo.
Misture o leite fervendo com o café e junte ao ovo. Misture bem e acrescente a canela em pó. 

Nenhum comentário: