segunda-feira, 1 de abril de 2013

Café de garrafa térmica

Romoaldo de Souza

Não gostaria de desapontar quem tem uma garrafa térmica em casa, mas café em garrafa térmica é tudo, menos café. Minha avó costumava dizer que "café na térmica é água choca".

Agora, faça você mesmo a experiência. Despeje numa xícara de café passado na hora e em outra xícara um café que já esteja há um bom tempo na garrafa térmica






2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde!
Na verdade eu queria uma sugestão sobre "Cafeteira expresso", uma marca boa e que seja mais em conta. Quero parabenizar uma pessoa que ama café expresso.
Aguardo uma resposta.
;)

Café & Conversa disse...

Olá : )

Hoje em dia temos muitas marcas no ramo de cafeteiras e máquinas de espresso domésticas. Algumas focam na praticidade e utilizam sachês e cápsulas. Nesse caso, a operação é bem simples.

Outras são mais complexas e incorporam vasilhame para água, caldeira e moedor de grãos. São automáticas, mas aceitam algumas regulagens.

No lugar de indicar uma marca ou modelo (que são centenas) vamos lhe informar quais características deve procurar nessas máquinas. No primeiro grupo, a escolha fica restrita ao sachê ou cápsula. Não há mais o que fazer.

No segundo grupo, procure saber se a caldeira é de aço inox ou cobre e se alcança a temperatura correta, 90º. A saída de vapor usada para fazer cappuccino chega a 119º. A máquina deve ter um manômetro, para medir a pressão, que deve ficar entre 8.5 e 9 atmosferas. Caldeiras de alumínio não aguentam essa pressão.

Verifique se o moedor de grãos da máquina aceita regulagem na granulagem do pó. Assim, você consegue chegar no ponto certo para o seu gosto.

Jamais utilize água da torneira. Use sempre água mineral do tipo leve, sem muitos sais minerais. A máquina precisa de limpeza regularmente, para retirar uma calcificação causada justamente pelos sais minerais da água. Existem produtos próprios para isso.

Esperamos tê-lo ajudado.

Abraço!