quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cafeína no esporte

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Pelos poderes da cafeína. Eu tenho a força!
Cada vez mais os atletas estão descobrindo os efeitos positivos da cafeína em seus treinamentos. Mas, calma aí. Isso não pode ser considerado doping? Claro que não. Até porque a cafeína não atua diretamente sobre a performance do atleta, apenas acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura de forma mais rápida.

Nutricionistas recomendam que, além de uma dieta equilibrada e direcionada ao esporte, o atleta consuma duas xícaras e meia de café antes uma hora antes da atividade física. Os especialistas explicam que a cafeína mobiliza uma quantidade maior de gordura corporal e ajuda a acelerar a queima calórica. O efeito é maior para quem não consome café em excesso. 


Outra recomendação é que o atleta suspensa o consumo uma semana antes da competição, pois o café é um poderoso diurético. Com essa medida, o atleta evita uma perda de líquidos que poderia provocar desequilíbrio térmico, especialmente no caso de estar em um ambiente mais quente. Quanto ao tipo de café utilizado, os nutricionistas garantem que o melhor mesmo é o coado. A dica serve também para os malhadores de academia.

Nenhum comentário: