segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cápsulas amigas do meio ambiente

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Há quem goste e há quem não goste. Mas, uma coisa é certa, o café em cápsulas veio para ficar. Certamente é um avanço tecnológico, facilita a vida de quem luta contra o tempo e a relação custo/benefício para restaurantes, por exemplo, é imbatível. Porém - e sempre há um porém -, as cápsulas não nos permitem ter o controle sobre o que estamos consumindo, deixando essa responsabilidade nas mãos da indústria alimentícia, o que nem sempre é uma boa ideia.

Outro problema é a própria cápsula. Feita de plástico e alumínio, uma vez usada e descartada passa a ser um problema ambiental. O material leva de 100 a 400 anos para se decompor na natureza, dependendo do tipo de plástico. Mas, os defensores do verde não precisam jogar suas máquinas de Nespresso no lixo, o que também causaria outro problema ambiental.

A BASF fez uma parceria com a Swiss Coffee Company para desenvolver uma cápsula biodegradável utilizando um tipo  de plástico chamado "ecovio". As cápsulas já estão à venda no mercado europeu com a marca "beanarella". Segundo a empresa suíça, o café contido nas cápsulas é orgânico e respeita as regulações do comércio justo. 

Agora, aperte o play para escutar o podcast




A nova cápsula recebeu o prêmio de inovação IDEE SUISSE 
Golden Idea Award 2013.

Se você estiver viajando pela Europa e encontrar essas cápsulas, traga algumas para que a redação do blog Café & Conversa faça uma degustação sustentável. Porque elas devem demorar para chegar ao Brasil. 

Siga o Café & Conversa

Café & Conversa no Twitter
Café & Conversa no Facebook
Café & Conversa no Instagram

Nenhum comentário: