sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Café destilado

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Por ser um produto muito versátil, o café tem servido como ingrediente para quase tudo, inclusive drinques com bebidas alcoólicas como Irish Coffee e outros. Ainda faltava uma bebida fermentada ou destilado feita com o café. Eu disse faltava, porque agora não falta mais. Cientistas da Universidade do Minho, Portugal, e da Misión Biológica de Galícia, Espanha desenvolveram um projeto para produzir um destilado de café.

Os cientistas primeiro coletaram borra de café de uma companhia de torrefação portuguesa, que passou por um processo de secagem. O passo seguinte foi aquecer com água a 163°C por 45 minutos, separar do líquido e adicionar açúcar.

Em seguida, a mistura recebeu um pouco de levedo e foi deixada para fermentar. Depois veio a destilação, que produziu um licor com dosagem alcoólica de 40%, num processo semelhante ao usado para fazer uísque e rum. Quem experimentou o licor, disse que tem aroma e sabor agradáveis e que ainda pode melhorar com o envelhecimento. A parte chata é que o licor perde toda a cafeína no processo.

Nenhum comentário: