sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Homens e café, tudo a ver

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Mais uma pesquisa americana alerta que não se deve pular o café da manhã na rotina alimentar. Especialmente se você é do sexo masculino. O estudo feito de 1992 a 2008 com quase 27 mil homens, entre 45 e 82 anos de idade, revelou que aqueles que não tomavam seu café da manhã tinham 27% mais chances de ter um ataque cardíaco ou morrer por doença coronariana.

Segundo o estudo, os homens que não não tomam café da manhã tendem a ser mais jovens, têm mais probabilidade de serem fumantes, trabalham em tempo integral, são solteiros, menos ativos fisicamente e consomem mais álcool. Além disso, eles também comiam mais por dia do que os que tomavam café da manhã, o que sugere que as pessoas que omitem a primeira refeição compensam mais tarde.

Embora o estudo tenha sido feito com 97% dos homens sendo brancos e de ascendência europeia, os pesquisadores disseram que os resultados podem ser aplicados a outras grupos étnicos.

Leah Cahill, principal autor do estudo e pesquisador da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, explicou que pular o café da manhã pode levar a um ou mais fatores de risco, como obesidade, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes. Fatores que, com o tempo, podem levar a um ataque cardíaco.

Nenhum comentário: