quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sorry periferia, mas é muito bom ter amigos


Ricardo Icassatti Hermano

É muito bom ter amigos. Para mim, são parte indissociável da família e da minha vida. São irmãos e irmãs que descobrimos ao longo da vida, como se nossos pais e mães fossem marinheiros serelepes que deixaram filhos em cada porto por onde passaram.

Aristóteles e Platão na Academia: "É Filos com 'F' ou Philos com 'PH'?"

Os gregos antigos - basicamente Platão, Aristóteles e os seus discípulos que se dedicaram a debater o tema - tinham uma noção peculiar sobre o amor. Eles o dividiram em cinco tipos diferentes:

ÁGAPE, que é o amor de Deus para com o homem;

EROS, o amor romântico entre homem e mulher (em O Simpósio, Platão reproduz a discussão entre estudantes de Sócrates sobre a natureza de Eros);

FILOS (Philos), amor entre os seres humanos que inclui a lealdade entre amigos, pais e filhos etc.;

FRATERNAL, que se aplica ao relacionamento dentro da família;

THELEMA, que é o desejo de se fazer algo, estar ocupado, estar em proeminência, o amor pelo trabalho a que se dedica.

Perspicazes esses gregos. Mas, como ia dizendo, os amigos são importantes porque completam esse círculo amoroso que nos define. Precisamos de todos esses tipos de amor. Sem isso, o que sobra de nós? Apenas a escuridão do nada. E hoje é dia de falar da amizade, do Filos.

Há alguns dias, a querida amiga e Patissière de mão cheia, Lena Gasparetto, me desejou um Feliz Ano Novo prometendo enviar uma surpresa como presente. Segundo ela mesma, havia uma "dívida" comigo. Logo eu que implorei e inundei o Café & Conversa com as suas mágicas receitas de guloseimas.

Essa é a Patissière Lena Gasparetto

E qual não foi a minha surpresa ao chegar em casa ontem e encontrar um pacote enviado por ela. Dentro do pacote - que era uma caixa de isopor - encontrei um cartão e duas caixas caprichosamente decoradas e cuidadosamente embaladas. No cartão, Lena mais uma vez demonstrou toda a sua gentileza e carinho para com este pequeno escrivinhador.

O pacote da surpresa

Nas duas caixas, me aguardavam porções pra lá de generosas de perfumados Cantuccini e estonteantes trufas de chocolate. Bem, metade dos Cantuccini foram o meu jantar e duas trufas a sobremesa. Os Cantuccini são, sem sombra de dúvida, os melhores biscoitos que comi na vida. Não estou exagerando de forma alguma. Só lamentei não ter o Vin Santo para acompanhar, como manda a tradição da Toscana.

A outra metade dos Cantuccini se foi no café da manhã

E o que dizer das trufas, especialmente as de café ... equivalem a um orgasmo triplo : ) Não sou eu quem diz, são os cientistas ingleses que descobriram essa curiosa propriedade do chocolate. E generosidade gera generosidade. Levei parte das trufas para compartilhar o êxtase com as colegas de trabalho da firma. O nervosismo se foi e a calma reinou a tarde inteira.

Essas trufas têm um efeito mágico de felicidade instantânea

Não tenho palavras suficientes para agradecer o maravilhoso presente que recebi da amiga Lena Gasparetto. E sequer nos conhecemos pessoalmente ainda. Ela acha que ajudei a divulgar seu trabalho, quando fomos nós - blog e leitores(as) - que tiramos um grande proveito das receitas de felicidade que a Patissière elabora. Valeu Lena!

2 comentários:

HELENA GASPARETTO disse...

Querido Kassatti!!!

Comovida com seu post...
Eu é que não tenho palavras para lhe agradecer o apoio que há muito tens me dado!
Ainda por cima, com esta publicação e declaração de amizade, tão espirituosa e criativa!
Lisonjeada, só posso te dizer que o mundo só se torna melhor por causa de gestos assim - de ambos os lados.
Eu fico feliz em ver que existem sentimentos bons no mundo!
2011 há de ser uma ano pra lá de bacana!! Pra todos nós!
Beijo
Lena

Zezé disse...

Ricardo, como seguidora do seu blog e do blog da Lena, fiquei comovida com essa troca bacana de energia. Isso tb contagia a nós que garimpamos e conseguimos muito aprendizado com vcs. Bjs.