quinta-feira, 31 de março de 2011

La Vie, o Barista Juscelino e as gentilezas

Ricardo Icassatti Hermano

Estive outro dia lá em Águas Claras, bairro aqui de Brasília que está passando por uma dessas dantescas explosões imobiliárias que transformam o ato de morar em algo parecido com o Inferno. Não tenho muita certeza, mas alguém está ganhando rios de dinheiro e não sou eu.

Mas, fui até lá para dar uma olhada no meu apartamento, que estava alugado. Pretendo morar lá e será preciso fazer uns "ajustes". Gosto de cozinhar, de ler, meditar, assistir filmes, escrever, namorar, receber os(as) amigos(as) e os filhotes. Para isso, é preciso ter um lugar que transpire paz e tranquilidade.

Como havia esquecido a indispensável trena para tirar algumas medidas e ainda era cedo, decidi conhecer a cafeteria do nosso amigo Barista Juscelino Medeiros. O local fica no shopping Águas Claras, bem ali na praça de alimentação, e chama-se La Vie. Ficou bem simpático.

La Vie, um bom lugar para tomar café

Com apenas 23 anos de idade, Juscelino é um rapaz surpreendente. Iniciou sua vida trabalhadora colhendo café em uma fazenda. Hoje é Barista e sócio da sua primeira cafeteria. Ele estudou e ainda estuda um bocado o tal do café. Fizemos o curso de prova juntos. A La Vie serve o café Octavio e já está colecionando fregueses.

Além dos espressos e cappuccinos, o La Vie também serve drinks elaborados com café, chás, bebidas geladas, tortas, salgados, e doces. Pressinto que Juscelino terá muito sucesso em sua nova empreitada. Ele me disse que a clientela ainda estranha espressos "curtos" e acham o gosto muito forte. Mas, aos poucos, vão voltando e procurando mais daquele precioso líquido para dar início ao dia. É a magia do bom café.

Juscelino extraindo o meu espresso (note que usei o X e o S corretamente)

Mas, além de tudo isso, Juscelino é um cara gentil e a gentileza anda escassa no mundo em geral. É claro que procuro me cercar de pessoas gentis, mas nem sempre isso está sob o nosso controle. Viajei e viajo muito e encontro todo tipo de gente. Não sei se é por ser sortudo, mas sempre encontrei pessoas gentis no meu caminho.

Tudo fica melhor depois que aqueço a alma com um espresso

Todo mundo gosta de gentileza. Principalmente de receber gentilezas. Poucos sabem dar valor ao que recebem. Menos ainda sabem ser gentis ou são capazes de um gesto de gentileza. Muita gente que gosta de receber gentileza, também acha que quem lhe foi gentil deve ser usado como saco de pancadas. Por azar, também esbarrei em muitos desses.

Esses cometem o grave erro de achar que quem é pacífico não sabe se defender. Um erro que lamentam para o resto da vida. Lembro-me de quando tinha uns sete ou oito anos de idade e um garoto maior me viu como alvo fácil para a prática do bullying, justamente porque gosto da paz e aprecio a gentileza.

No mesmo instante compreendi a situação e sabia que deveria enfrentá-lo. O resultado é que o tal garoto chorou como um bebê. E nem precisei me defender. Apenas tomei a atitude de enfrentá-lo, sem pensar nas consequências. Ele ficou aterrorizado apenas com a minha disposição e os amigos dele não tiveram coragem de intervir.

Isso é algo que fiz questão de ensinar aos meus filhos. É preciso estabelecer limites para o desaforo alheio: "Daqui não passa", costumo dizer. E não passa mesmo.

Assim, aprecio a gentileza e dou valor a quem sabe do que estou falando. Acredito que a gentileza é fator fundamental no universo do café. O amigo Juscelino é um barista competente, trabalhador, esforçado e gentil. Só por isso, já vale a pena conhecer o La Vie. Quando for a Águas Claras, dê um pulo até lá, peça um espresso "curto", troque dois dedos de prosa com o Juscelino e depois me diga se não tenho razão.

Juscelino fazendo cara de mau, mas ele é um Barista gentil

4 comentários:

Diletto Café disse...

Juscelino, Fabiana e Hérica,

Parabéns pelo La Vie Café. Desejamos sucesso.

Abraços.

Anônimo disse...

LA VIE AGRADECE A REPORTAGEM .

Anônimo disse...

Adorei tudo de lá. A torta de limão e suflair não tem melhor em Brasília! o drink LA VIE é sensacional.

Anônimo disse...

SHOW de espresso e o cappucino vem com florzinha.