quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Café Apimentado


Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Quem nos acompanha aqui na CBN Recife já sabe que o café é um produto tão versátil que vai além das xícaras. De adubo a ingrediente nobre na culinária, passando pelos benefícios à nossa saúde, o café se incorporou às culturas de todos os povos do mundo e se tornou figura obrigatória nas mesas e nas conversas.

Continuando no tema dos cafés temperados, fizemos uma experiência ontem. No ano passado, a leitora Clara Favilla nos trouxe vários tipos de café da Europa. Dentre eles, tinha um café indiano com uma característica interessante: um levíssimo sabor de pimenta.

Por isso, ontem fizemos um café com grãos da espécie Obatã, produzidos pela Fazenda Califórnia, no município paranaense de Jacarezinho. Esse café tem o sabor Umami, que lembra o sabor de glutamato de sódio ou de proteína e, teoricamente, se casaria bem com pimenta. Colocamos uma gota de molho de pimenta numa pequena xícara e enchemos com o café.

Não ficou ruim, mas a gota foi demais e acabou “matando” o sabor do café. Caso você queira fazer a mesma experiência, aconselhamos molhar a ponta de um palito apenas. É o suficiente para acrescentar a ardência da pimenta aos demais sabores do café. Você também poderá colocar um mantra para tocar, acender um incenso e praticar um pouco de meditação ou partir para um prato de comida mexicana.

Faça um clique aqui, para escutar o podcast! 


Um abraço e bom café!

4 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo professor Romoaldo, sou grande apreciador da pimenta e do café, então, movido pela curiosidade fiz a experiência apresentada em seu programa o Café Apimentado. Ficou bom, mas tenho certeza que a falta dos grãos INDICADOS prejudicou o paladar... De um apreciador de café sem muitos recursos.

Antonio Robson Moura

Café & Conversa disse...

Caro Antonio Robson,

O importante é experimentar. Com o tempo, você vai "educando" o seu paladar, aumentando o seu arquivo de sabores. O seu maior recurso é você mesmo.

Abraço e obrigado pela sua participação.

Anônimo disse...

Prezados, bom dia! Depois de preparado, quanto tempo um bom café pode ficar numa garrafa térmica sem perder qualidade? Depois de muito tempo ele pode fazer algum mal?

Café & Conversa disse...

Após a moagem, o café começa a oxidar em 20 minutos. Imagine depois de feita a infusão e coado. Na garrafa térmica, o processo de oxidação é mais rápido, começando após cerca de 10 minutos. Lembre-se que o café é um produto alimentício perecível. Prefira sempre guardar o seu café em grãos e invista num moedor caseiro.

Abraço

Redação do Café & Conversa