sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Caneca promete manter café quente por horas. Mas, quem quer isso?

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Quem gosta de café também acaba desenvolvendo uma queda pelas xícaras e, especialmente, canecas. Basta ver o sucesso da caneca do Café & Conversa, que só pode ser obtida através de sorteio e se tornou um fetiche entre os amantes do café. Modelos não faltam no mercado, de plástico, de vidro, de metal, de cerâmica e aquelas que imitam o processo da garrafa térmica com parede dupla e vácuo entre elas. Inspirados em um desses modelos dos anos 60 e através de uma campanha de arrecadação coletiva, dois cientistas americanos criaram o que alguns pomposamente chamam de "a caneca de café perfeita".

Dean Verhoeven e Logan Maxwell, criadores ...

A caneca, que se chama Temperfect,  tem parede dupla com vácuo e promete manter o café quente (entre 50º C e 65º C) por até três horas. O truque está num material secreto que fica entre as duas paredes. Quando está frio, o material é sólido. Quando é colocado o café quente, o material se liquidifica, esfria a bebida até a temperatura ideal e armazena o calor excessivo. Nas três horas seguintes, é esse calor armazenado que vai manter o café numa temperatura ideal e estável.

... e a criatura, Temperfect

Os cientistas garantem que o tal material secreto não faz mal à saúde e, caso vaze para o interior da caneca, poderia até ser comido, embora tenha gosto ruim. Aí vem a pergunta que não quer calar. Sabendo que o tempo de vida de um café, em que suas melhores qualidades podem ser apreciadas, é de minutos, por que alguém iria querer que o seu café ficasse três horas numa caneca? O resultado disso seria uma água suja e mal cheirosa, nada mais. 

Mas, cada povo tem sua cultura em relação ao café e os americanos adoram um "chafé" servido em balde. Eles ficam bebericando aquilo por horas. Com a difusão de boas cafeterias e da arte de fazer um bom café, eles acabam aprendendo. Se você quiser conhecer toda a história sobre o desenvolvimento da caneca e garantir a sua logo, basta entrar na página deles no Kickstarter e fazer a sua doação.

Nenhum comentário: